Nova identidade desenvolvida em parcerias com Wolff Olins e FutureBrand reflete a cultura e o mundo digital
Campanha publicitária estrelada por Lázaro Ramos marca lançamento do Oi Total, combo que reúne o melhor conteúdo do cinema, da TV e da internet a qualquer hora em qualquer lugar
Rio de Janeiro, 28 de março de 2016 – A Oi ouviu os clientes para se reposicionar no mercado com o lançamento do combo Oi Total e, refletindo esse movimento, apresenta junto com o novo produto a evolução de sua marca, que está muito mais interativa, digital e dinâmica. A marca evolui junto com os consumidores visando associar a Oi a soluções e não somente a produtos, mostrando que a companhia passa a ter uma função bem mais abrangente: não é apenas uma operadora de telecomunicações, mas sim uma potencializadora de conexões.
A nova identidade, desenvolvida em parcerias com as agências Wolff Olins e FutureBrand, reflete a cultura e o mundo digital. Com ela, a Oi reforça o poder das relações e dá voz às pessoas, valorizando a cultura colaborativa. Sua identidade é extremamente fluida, social e antenada. A tradicional logo amarela evolui para formas infinitas e fluidas, produzidas a partir da voz e movimentos das pessoas. Isso reforça a aproximação com os consumidores observada no movimento de reposicionamento comercial da companhia.
“Com base em uma clara necessidade de evoluirmos em direção alinhada com os novos hábitos e comportamentos dos consumidores, estabelecemos um propósito que norteasse nossas iniciativas, inclusive o Oi Total, que é a primeira delas. Com nossas tecnologias e parcerias, oferecemos diferentes possibilidades de conexão, para que os clientes possam seguir a vida compartilhando informações e comportamentos, independentemente de onde estiverem. A marca acompanha essa dinâmica do mundo digital, se adequa, se transforma, tem movimento, em compasso com os consumidores”, diz Eric Albanese, diretor de Comunicação e Marca da Oi. “A Oi é uma organização que cria soluções para unir pessoas, objetos e instituições, gerando novas possibilidades, tornando o dia a dia melhor e impulsionando pessoas. E o Oi Total representa essa evolução no cotidiano dos nossos clientes”, acrescenta Albanese, lembrando que nesse movimento, a companhia ouviu diversos públicos, como colaboradores, clientes, sócios, investidores, entre outros.
A evolução da marca aparece pela primeira vez na campanha publicitária de lançamento do Oi Total, produto convergente mais completo do setor, que integra móvel, banda larga, TV por assinatura e fixo. Este lançamento acompanha as mudanças percebidas nos hábitos dos consumidores, cada vez mais adeptos da cultura da “Geração MMM” (multiconectado, multidispositivos, multitarefa). Isso porque o Oi Total reúne o melhor conteúdo do cinema, da TV e da internet disponível a qualquer hora e em qualquer lugar através do Oi Play, o portal de conteúdos da Oi, totalmente gratuito para os clientes do novo combo.
Campanha publicitária tem Lázaro Ramos em dois filmes
A campanha do Oi Total, que conta com o ator Lázaro Ramos, terá dois filmes criados para TV com foco nos novos combos Oi Total. Os comerciais apresentam o Oi Total a partir de cenas da vida real em que as pessoas mostram as diversas interações a partir do uso dos serviços combinados. O que os consumidores mais querem é poder interagir com o que mais gostam do cinema, da TV e da internet, a qualquer hora e em qualquer lugar. As peças da campanha, assinadas em parceria com a agência NBS, também serão veiculadas em mídia exterior e rádio.
No filme conceitual do novo serviço (“Casal”), o personagem está deitado na cama com um tablet, enquanto sua mulher está no banheiro, em frente ao espelho. Eles combinam de assistir a uma série juntos e logo depois a câmera mostra o personagem em um quarto de hotel, falando no viva-voz com sua mulher, que está em casa. Eles assistem juntos à série: ele no hotel, pelo tablet; ela na casa deles, pela televisão. O filme encerra com a locução: “Chegou Oi Total. Seu novo jeito de interagir com o que você mais gosta do cinema, da TV e da internet. A qualquer hora, em qualquer lugar”.
No outro filme de 30 segundos (“Guerra dos Reinos”), o foco é a oferta de TV com o Oi Play no Oi Total: o personagem está no escritório e recebe uma ligação de casa: é sua filha querendo contar o final do episódio de uma série. Ele desliga o telefone correndo para não saber. Ao voltar para casa, conversa no carro com a mulher pelo viva-voz, e ela também tenta contar o que aconteceu na série. Ele novamente desliga o telefone. Ao chegar em casa, ele foge de seu filho, que tenta mostrar pelo tablet o que aconteceu no episódio, e entra correndo no banheiro. A cena seguinte é o personagem vendo que o vapor do banho fez aparecer no espelho o texto “O rei morreu!!!”. Em seguida, o locutor anuncia: “Chegou Oi Total, o que você mais gosta a qualquer hora, em qualquer lugar. TV HD com Oi Play por R$ 79,90 nos combos Oi Total”.
Além das mídias tradicionais, a Oi também terá mídia na web e algumas ações diferenciadas. Em uma estratégia de vídeo na internet integrada com a TV, serão promovidos os dois filmes, Casal e Guerra dos Reinos. Com peças de mídia gráfica, O Oi Total também será destaque em portais de cinema, TV e conteúdo, com foco na TV com Oi Play e no benefício de três meses de acesso grátis ao pacote Cinema, que contempla dez canais HBO e seis canais Telecine. Nas redes sociais, a Oi fará posts e memes variados com as cenas de programas dos canais por assinatura dentro dos devices para mostrar de forma lúdica o conceito de conexão a qualquer hora e em qualquer lugar, comunicando os benefícios do Oi Total de forma divertida e na linguagem da internet. “Youtubers” reforçarão o novo conceito em seus canais e a Oi também fará ações de conteúdo no portal Omelete.
Ficha Técnica
Anunciante: Oi
VP de Criação e Planejamento: André Lima
Diretor Nacional de Criação: Carlos André Eyer
Diretor de Criação: André Lima, Carlos André Eyer, Marcello Noronha.
Criação: André Lima, Marcello Noronha, Renato Jardim, André Havt, Ary Nogueira, Rafael Pascarella.
RTVC: Andrea Metzker, Myriam Gallagher.
Atendimento: Antonino Brandão, Tatiana Soter, Paula Fernandes, Alessandra Barana, Fernanda Maia e Laryssa Berkovitz.
Planejamento: Paula Lagrotta, Bel Nascimento, Igor Cardoso, Glauber Alencar.
Plataformas Digitais: Mariana Fleury, Joelma Valverde, Paola D’Almeida.
Mídia: Luisa Bernardes, Camila Fonseca, Leonardo Carrilho, Felipe Figueiredo, Romenia Oliveira, Mariana Paboudjian, Clarissa Mentz, Vanessa Bussolin, Camilla Ullmann, Claudio Gomes, Suellen Elias.
Produtora filme: Prodigo Films
Diretor do filme: André Godoi
Diretor de fotografia: Pedro Cardillo
Montagem: André Dias, Kauê Kabrera
Atendimento da produtora: Chico Pedreira
Produtora de som: Cabaret
Pós-Produção: Prodigo Films
Finalização: Prodigo Films
Aprovação do cliente: Eric Albanese, Flávia Miguez e Juliana Romano.
Sobre a Oi
A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, banda larga, TV por assinatura e a maior rede wi-fi do Brasil. A companhia está presente em todo o território nacional e é a empresa que tem a maior capilaridade de rede do Brasil, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população. Além de serviços de telecomunicações para os mercados varejo e corporativo, a Oi oferece soluções de TI inovadoras, hospedadas em plataforma de computação em nuvem, para empresas de todos os portes.
Em dezembro de 2015, a empresa possuía, no Brasil, cerca de 70 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs), das quais cerca de 47 milhões estavam no segmento Móvel Pessoal, 16 milhões no segmento Residencial e 7 milhões no segmento B2B (grandes corporações e PMEs). Atualmente, a Oi ainda conta com mais de 2 milhões de hotspots da rede Oi WiFi em todo o Brasil.
A companhia integra, desde 2013, a carteira do índice Dow Jones Sustainability Index, na categoria Mercados Emergentes. A Oi também faz parte do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – da BM&FBovespa.
A Oi, por meio de seu instituto de responsabilidade social, o Oi Futuro, apoia projetos nas áreas de educação, sustentabilidade, esporte e cultura, através de leis de incentivo, com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. A Oi é uma das maiores patrocinadoras da cultura no país e busca gerar oportunidades para projetos de todas as regiões do Brasil.
Oi apresenta evolução da sua marca na campanha do Oi Total, iniciativa que acompanha mudança nos hábitos de consumo
Releases recentes:
26/08/2026
Nota à Imprensa
Decisão que converteu o processo de Recuperação Judicial do Grupo Oi em falência.
15/01/2025
Oi Soluções amplia portfólio de cloud com tecnologia de backup e recuperação dados
A solução Veeam Backup & Restore atua na proteção de dados contra perda de dados em ambientes híbridos ou multinuvem