Soluções em Pauta
UC4X: da tradição à inovação
A evolução da telefonia fixa com a nuvem
Por mais que os serviços de telefonia fixa estejam em desuso, a maior baixa no segmento está relacionada a pessoas físicas (CPF), enquanto linhas de pessoas jurídicas (CNPJ) seguem estáveis e relevantes no país, segundo dados divulgados pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações em maio de 2024.
No entanto, as empresas devem estar atentas aos avanços tecnológicos para garantir que suas infraestruturas estejam sempre atualizadas.
Mais do que uma tendência, a telefonia IP traz diversas vantagens para as empresas ao modernizar seus serviços de comunicação.
Comunicação Unificada: a evolução do serviço de voz
Através do UC4X a Oi Soluções vem modernizando os serviços de telefonia de grandes empresas e instituições governamentais, em uma ação pioneira no mercado, com foco na conversão de toda base de clientes corporativos para a tecnologia virtualizada.
Para se ter uma ideia, neste ano de 2024 a Oi Soluções registrou um crescimento de 193% na telefonia em nuvem, em substituição à infraestrutura de cabeamento por par metálico (cobre).
Atualmente, a tecnologia já atende mais de 5 mil municípios, cobrindo 88% das empresas brasileiras, com 200 mil ramais e 100 mil telefones IPs. Ao final do processo, a Oi Soluções terá seus serviços de voz 100% digitais.
Ao substituir tecnologias legadas como o cobre, que possui alto custo de manutenção e está mais suscetível a vandalismos, por tecnologias 100% em nuvem, as empresas se beneficiam de maior eficiência, flexibilidade, redução de custos e competitividade no mercado.
Benefícios que vão além da telefonia
O UC4X transforma a linha telefônica da empresa em uma linha virtual, mantendo o número e as funcionalidades de um PABX tradicional, mas com maior flexibilidade e tecnologia.
Mais do que os serviços de voz, a solução traz uma série de funcionalidades de comunicação e colaboração unificada, como vídeochamadas, compartilhamento de tela e transferência de arquivos.
Além disso, oferece mais mobilidade aos funcionários, com ramal acessível de qualquer lugar, mantendo o mesmo número.
Para usufruir do serviço, é necessário que a empresa tenha conexão com a internet com uma velocidade mínima de 100 Kbps por ramal, independentemente da operadora.
Com um consumo mínimo de dados, o UC4X otimiza os recursos de rede sem que a qualidade das ligações e da conexão de internet seja afetada.
Acessível por múltiplos dispositivos
Ainda no quesito da flexibilidade, o UC4X pode ser adotado de três formas distintas, de acordo com as necessidades da empresa:
- Soft Phone: plataforma disponível para computadores e notebooks, em que o usuário utiliza plenamente as funcionalidades de chamadas e colaboração, sem a necessidade de um aparelho telefônico;
- Aplicativo: disponível para celulares e tablets, também englobando as funções de chamada e colaboração.
- Telefone IP: é uma configuração mais tradicional de telefonia IP, que mantém a familiaridade de um dispositivo físico. Ideal para empresas que possuem a preferência ou necessidade de manter o equipamento físico disponível em mesas e balcões.
Como migrar para o UC4X
Clientes Oi Soluções encontram mais informações sobre a tecnologia e o processo de migração acessando o Portal Oi Soluções, canal exclusivo de atendimento digital da empresa, pelo número 0800 031 8031 ou consulte o seu executivo de negócios.