Soluções em Pauta
Oi Soluções tem papel importante na transformação digital de grandes empresas
Tema foi abordado no Febraban Tech 2022 na mesa redonda Soluções em Debate, com Adriana Viali e representantes do setor financeiro
A Oi Soluções teve e tem um papel muito importante na construção da recente transformação digital de grandes empresas, impulsionada pela pandemia e estimulada pela demanda dos clientes por soluções tecnológicas e está na liderança da nova onda de inovação. A defesa foi apresentada pela head da Oi Soluções, Adriana Viali, ao participar da mesa redonda Soluções em Debate, no dia 10 de agosto, em São Paulo, durante o Febraban Tech 2022, maior evento da América Latina sobre tendências, mercado e atualizações com foco no mercado financeiro.
Para debater o tema “Empreendedorismo Tecnológico no Mercado Financeiro”, Adriana Viali dividiu a mesa com Cristina Pinna (Diretora de TI do Bradesco), Guga Stocco (co-fundador da Futurum.Capital) e Paulo Costa (CEO do Cubo Itaú). Com a moderação do jornalista Vinicius Dônola, Adriana Viali trouxe para a discussão a experiência à frente da Oi Soluções, que é uma integradora de soluções digitais para grandes empresas, com um portfólio completo de Cybersegurança, Cloud, Serviços Gerenciados, UC&C, IoT, Big Data e Aplicações Digitais.
Um dos temas mais destacados no debate foi a importância de se conhecer as demandas dos clientes para assim construir e oferecer soluções que realmente atendam suas necessidades. “Temos transformado nosso time para que a gente cada vez mais seja um grande advisor de transformação, tecnologia e inovação. Esse é nosso DNA e é assim que temos que trabalhar todos os dias”, afirmou Viali.
O debate se iniciou com Guga Stocco alertando para o fato de que “estamos vivendo um novo mundo, que exige que a gente faça negócios novos, numa velocidade que a gente não está acostumado”. E que para isso é necessário somar as habilidades internas às ferramentas inovadoras disponíveis, à compra de startups e às parcerias com outras empresas, o que ele chamou de BBP (Build, Buy, Partnership).
“Na verdade, é totalmente aderente o funcionamento da Oi Soluções com esse “p”, de partnership, que o Guga trouxe. E cada vez mais a gente tem trabalhado o “b” de build, que é a grande essência da Oi Soluções, que é construir junto com nosso cliente soluções e serviços que sejam adequados para ele”, afirmou a executiva. “Não acreditamos em soluções engessadas. O cliente tem que cada vez mais participar. E de que forma fazemos isso? Conhecendo nosso cliente”, disse Viali, acrescentando que é necessário ainda ter um ecossistema de parceiros para endereçar a melhor solução para as demandas.
Em sintonia com a head de Oi Soluções, a diretora do Bradesco, Cristina Pinna, disse que a transformação digital da empresa foi muito baseada no cliente. “É a história do clientecentrismo. A gente entender o cliente, saber qual é a necessidade e a dor dele e baseado nisso, oferecer inovação e ter agilidade na entrega”, afirmou, acrescentando que neste processo grandes organizações são como um transatlântico, mas que têm que ter a mentalidade de uma startup.
A parceria entre grandes organizações e startups foi evidenciada pelo CEO do Cubo Itaú, Paulo Costa. Segundo ele, o Cubo é um ambiente de curadoria e conexão em que convivem cerca de 400 startups e 50 grandes empresas mantenedoras. As startups, prioritariamente B2B, passam por um processo de seleção para que sejam entendidos e conhecidos o empreendedor, seu produto e se ele tem atração no mercado e a possibilidade de receber fundos.
Diante desse cenário, o mercado financeiro agora se prepara para enfrentar uma segunda onda de transformação digital, que segundo Guga Stocco, é ainda mais ainda mais impactante e disruptiva, desafiadora, com base em uma internet que não mais da informação, mas uma internet de valor, baseada na tokenização. Para esse momento, as empresas também têm que inovar e oferecer soluções transformadoras.
Nesse sentido, finalizando o debate, Adriana Viali reforçou o papel da Oi Soluções dentro de um projeto maior da nova Oi, que vem passando por uma transformação para ser líder em soluções digitais. “A Oi Soluções é uma grande orquestradora de soluções. Acredito que qualquer provedor de soluções digitais tem que ter o DNA da inovação, conhecendo nosso cliente e com o frescor de uma startup”, concluiu.