Soluções em Pauta
Oi Soluções debate gestão financeira de cloud e eficiência na nuvem no Febraban Tech
O uso da ferramenta FinOps e de IA na melhoria do desempenho das aplicações estiveram no centro das discussões do “Soluções em Debate”, mesa-redonda promovida pela Oi no evento que reúne empresas do setor financeiro e de tecnologia
A otimização da gestão financeira de cloud e a utilização de inteligência artificial na melhoria do desempenho das aplicações na nuvem foram tema do painel da Oi Soluções no Febraban Tech 2024, que reuniu executivos da Oi Soluções, IBM e Sicoob, no maior evento da América Latina do setor financeiro e de tecnologia.
A mesa-redonda “Maximizando a agilidade e a eficiência na nuvem com estratégia FinOps e IA” abordou o aumento da complexidade na gestão financeira na nuvem resultante da transição feita pelas empresas de um ambiente de servidores locais (on premises) para um uso mais intenso de cloud, com múltiplas nuvens, sejam públicas, privadas ou híbridas.
O Diretor de Produtos e de Arquitetura de Soluções da Oi Soluções, Renato Simões, falou como a ferramenta FinOps, que combina recursos de finanças e operações, facilita o gerenciamento dos custos, proporcionando maior controle e transparência.
“O modelo FinOps é baseado em três pilares. O primeiro deles é a observação: ‘Como anda nossa arquitetura de cloud?’ O segundo gira em torno dos custos da nuvem. ‘Estamos gastando muito ou pouco com a arquitetura desenhada?’ E o terceiro tem a ver com a performance. ‘Foi a melhor escolha para rodar minhas operações?’, explicou o executivo, reforçando que a solução FinOps faz parte do portfólio da Oi Soluções.
Após tratar da migração e organização das contas no ambiente cloud com a ferramenta FinOps, os painelistas se debruçaram sobre o uso da inteligência artificial para o ganho de eficiência, funcionando como um atalho para a tomada de decisões.
“O cliente que tem cloud com IA embarcada pode receber notificações para tomada de decisões ou pode deixar que a própria inteligência artificial tome decisões baseadas na observação dos movimentos na nuvem, possibilitando respostas mais rápidas e certeiras”, completou Simões.
Também participaram do debate o VP de negócios da IBM, Felippe Melo, o Superintendente de Infraestrutura e Operações de TI do Sicoob, Denio Rodrigues, e o especialista em transformação digital, Andrea Iorio.