Soluções em Pauta
Inteligência artificial transforma relação entre empresas e tecnologia
Com inúmeras possibilidades, esta tecnologia é uma grande propulsora da inovação. Entenda como funciona
A inteligência artificial ganha mais possibilidades no mundo dos negócios. Aliada à computação em nuvem, que evoluiu exponencialmente a capacidade de processamento de dados, a IA agiliza a tomada de decisões apoiada por fontes de dados e análises cada vez mais inteligentes e possibilita a criação de experiências personalizadas para os usuários.
A IA também está sendo adotada nas empresas na detecção e avaliação de eventos, sejam eles de rede, infraestrutura de TI, em softwares e até de cibersegurança, dando insights e resolvendo em minutos o que o time técnico poderia levar horas ou até dias, o que traz mais agilidade, eficiência operacional e consequente economia.
Ela não só tem se tornado cada vez mais inteligente, como também mais humanizada. Outra aplicação está na relação entre empresas e clientes que vem sendo cada vez mais otimizada através da IA cognitiva e generativa. Atualmente os assistentes virtuais já são capazes de interagir em linguagem natural, interpretar emoções, analisar contextos históricos e compreender preferências individuais, melhorando a experiência e a satisfação do cliente.
Hoje, a presença da IA é imprescindível no mundo corporativo para tomada de decisões mais ágeis e eficientes, apoiadas por fontes de dados e análises precisas. Segundo o estudo global de inteligência artificial da PwC, a IA pode contribuir com US$ 15,7 trilhões para a economia global até 2030.
E, para implementá-la, as empresas devem planejar sua jornada de adoção da ferramenta com parceiros especializados no assunto — a chamada jornada para a IA (ou J2AI – Journey to Artificial Intelligence), para que sua implementação seja segura, traga os benefícios que a empresa espera e agregue valor ao negócio.
“Treinando” algoritmos
Quando se trabalha com inteligência artificial, é preciso “alimentá-la e apurar” de forma recorrente suas respostas para que ela desenvolva tanto sua fundamentação teórica quanto a linguagem mais humanizada.
Mas como estabelecer como estabelecer limites éticos e evitar que a ferramenta desenvolva um viés indesejado? Através de serviço de gestão e curadoria, que pode ser realizado por recursos internos da empresa ou através de Serviços Profissionais Especializado, com a finalidade de validar a parte qualitativa do conteúdo, estabelecendo o que entra ou não e até mesmo complementado. Existe também uma ferramenta que utiliza regras da empresa desenvolvedora da IA, onde é possível customizar as regulamentações, trabalhando também com as regras da empresa cliente.
Outra parte ferramental analisa se o modelo está ou não com algum tipo de viés para fazer as devidas correções, seja no dado de origem, seja na regra implementada.
IAgo, a solução de inteligência artificial da Oi Soluções
Com um nome que une inteligência, produtividade e humanização, IAgo é o hub de serviços de IA que tem por objetivo oferecer múltiplas soluções que, quando combinadas, geram mais valor para empresas.
IAgo é a combinação de serviços profissionais especializados com uma plataforma de gestão em nuvem (SaaS), que auxilia sua empresa durante toda a jornada para IA (J2AI), desde a implementação, gestão, curadoria e otimização.
O hub da Oi Soluções utiliza tecnologia IBM Watson X, solução líder no Quadrante Gartner no Segmento de IA. Confira suas funcionalidades:
Motor de inteligência artificial
Ferramenta para treinamento e/ou refinamento de modelos pré-treinados de inteligência artificial, proporcionando a sua aplicação em diversos casos de uso, como:
- Interação: agentes virtuais cognitivos de autoatendimento para clientes ou colaboradores, que atuam desde o contexto informacional até o transacional, automatizando tarefas e ações que gerem valor para os usuários.
- Compreensão: o assistente virtual é capaz de ler imagens e arquivos em pdf, tem inteligência generativa, reconhece objetos e identifica padrões emocionais.
- Descobrimento: encontrar informações relevantes em documentos, artigos, posts de internet e dados para gerar uma base de conhecimento e encontrar padrões e tendências.
- Decisão: recomenda produtos e conteúdos, além de detectar fraudes, riscos e anomalias com base na identificação de padrões pré-treinados na IA
- Geração de conteúdos: a IA viabiliza a reinvenção de como o trabalho é realizado, potencializando a produtividade das organizações por meio da otimização e automatização dos processos de negócio.
Plataforma de gestão SaaS
Sistema de gerenciamento baseado em nuvem que oferece visibilidade a diversos parâmetros de funcionamento da solução, permitindo análise dos dados gerados pela IA para curadoria e tomada de decisões.
Serviços profissionais especializados
Equipes altamente capacitadas na criação, otimização e adoção da IA. Entre os serviços, podemos destacar:
- Discovery: suporte aos clientes no mapeamento dos processos de negócios da organização.
- Prova de Valor: a Oi Soluções pode definir junto ao cliente seu roteiro de IA e apoiá-lo durante a jornada de transformação.
- Implantação: desenvolvimento e parametrização da IA aplicada à empresa: gerenciamento de projeto, fábrica de software, implantação e gestão da infraestrutura.
- Curadoria: oferece ferramentas estatísticas baseadas no motor de IA proposto para aprimorar a solução IAgo é a solução da Oi Soluções para que sua empresa dê um “go” na sua jornada para IA.
Você pode conhecer um pouco mais sobre o hub aqui.