Soluções em Pauta
INEXTI: uso de tecnologia pelas empresas brasileiras cresce 8,5%
Evento mostra avanços na adoção de temas tecnológicos pelas empresas brasileiras; país ainda precisa avançar em Cloud e segurança da informação
Idealizado pela Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, e desenvolvido pela IDC Latin America, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, foi realizada a segunda edição do Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação (INEXTI).
O indicador mostra a evolução das empresas brasileiras nos temas tecnológicos, incluindo sua inserção no planejamento estratégico e de que forma se refletem na infraestrutura de TI e no impulsionamento de seus negócios.
Em uma escala de 0 a 100, a média das empresas nesta segunda onda foi de 52,1 pontos, o que representa um aumento de 8,5% em relação à onda anterior, em que a nota foi de 48 pontos.
Para chegar aos resultados, o INEXTI é baseado em três pilares: segurança da informação, adoção de cloud e modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios.
O evento foi apresentado por Marcelo Leite, vice-presidente da Oi e head da Oi Soluções, e Luciano Saboia, diretor da área de telecomunicações da IDC na América Latina.
Surgimento
O indicador da Oi Soluções surgiu inspirado nas demandas do home office, que teve sua adoção impulsionada pela pandemia de covid-19. Para se adequar ao novo formato de trabalho, a Oi procurou por dados que apontassem quais as principais necessidades das empresas com relação ao desenvolvimento tecnológico. Porém, não havia nada estruturado até então.
Para os resultados da 2ª edição, até o terceiro trimestre de 2022, a IDC entrevistou 200 decisores de compra de serviços de TI, de diversas verticais de atuação, permitindo que o estudo contemplasse um amplo cenário de organizações do meio corporativo nos três panoramas definidos pelo benchmark.
Também foram utilizados os conhecimentos locais e globais da IDC para suportar e construir a base qualitativa do projeto. Todas as empresas participantes contavam com mais de 250 funcionários.
Segundo Leite, como a evolução digital é um conceito dinâmico, as organizações podem avançar ou retroceder de acordo com suas decisões e investimentos ao longo do tempo. “O INEXTI tem uma função importantíssima: serve de bússola para orientar as empresas na busca por otimização de processos, segurança e sustentabilidade nos negócios. Este é um projeto do qual temos muito orgulho porque reafirma o posicionamento da Oi Soluções como relevante player do setor de tecnologia e orquestradora de soluções digitais”, afirma.
Segurança da Informação
O INEXTI teve avanços consideráveis de pontuação quando comparado à primeira edição, lançada em 2021.
O pilar de segurança da informação ficou com média de 44,4 (de um total de 100); na pesquisa anterior, a nota havia sido 40,1. Apesar do papel de Chief Information Security Officer (CISO) estar ganhando mais força nas organizações, muitas ainda concentram essa responsabilidade nos gestores ou gerentes de TI. Das que concentram em um CISO/CSO, 64% têm o ambiente totalmente monitorado, sendo que a média geral é de 35%.
O estudo também aponta que a percepção de maturidade é maior do que a adoção de soluções efetivas, como serviços gerenciados e suporte consultivo. Além disso, apenas 4% terceirizam seu ambiente de segurança da informação atualmente.
Adoção de Cloud e Modernização da Infraestrutura
Segundo o INEXTI, a adoção de ambientes multicloud tende a crescer. Muitas já contam com workloads rodando em mais de um tipo de nuvem, pública ou privada.
Entre as empresas entrevistadas, 41% disseram que as aplicações críticas já estão rodando em cloud; 20% estão em processo de modernização e 18% têm planos de adoção. Apesar disso, grande parte delas ainda roda suas aplicações críticas em ambientes de TI tradicionais.
Questões de conectividade com a nuvem, falta de previsibilidade dos custos e resistência devido à cultura ou política da empresa são os três principais entraves para a implementação da tecnologia.
A nota para a adoção de Cloud e modernização da infraestrutura foi de 58,1; em 2021, foi 54,3.
Serviços de TI aplicados aos negócios
A avaliação geral das empresas brasileiras nos serviços de TI relacionados aos negócios foi de 53,7. Para Luciano Saboia, ainda há certo receio na adoção de novas tecnologias, mas o avanço tem sido considerável, se comparado a nota da primeira onda de 49,7.
“Num país como o Brasil, aspectos culturais e de negócios (como entraves) fazem parte da realidade. Então, que bom que, até pelos tamanhos de mercado que a IDC apura, principalmente para Cloud pública e privada, estamos vendo uma curva bem ascendente nessa direção (de adoção da tecnologia). Sempre teremos fatores culturais para vencer, transpor e aumentar a digitalização das empresas”, declarou.
Próxima edição
O que se espera do resultado de uma nova pesquisa INEXTI é uma adoção real de estratégias para a segurança da informação.
“Muitos clientes comentam que não acreditam ser alvos de uma intrusão, ataque ou fraude; ‘é uma preocupação do banco, não minha’. Isso é uma questão que o INEXTI vai ajudar a disseminar neste estudo”, finaliza Saboia.
Outras empresas também podem participar
Além de fornecer dados relevantes ao mercado, o INEXTI possibilita que qualquer empresa que acessar o site Oi Soluções faça sua autoavaliação. Através de uma ferramenta responsiva, é possível responder as mesmas perguntas que foram aplicadas na pesquisa e entender como está sua jornada de transformação digital diante da média do mercado. As empresas também irão receber um relatório personalizado por e-mail com recomendações da IDC, para acelerar sua digitalização. Todos os dados são confidenciais e protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).