Soluções em Pauta
Black Friday e Natal: como oferecer um ambiente digital seguro e uma melhor experiência para os consumidores
Artigo de Andrea Iorio, embaixador da Oi Soluções
As datas mais importantes para varejistas e consumidores, ou seja a Black Friday e o Natal, estão se aproximando, e eu já sei que você está aguardando ansiosamente aquela chance de fazer as compras dos seus sonhos por um preço incrível.
Ao mesmo tempo, eu sei que você está preocupado em ser vítima de uma fraude, ou de encontrar seu site preferido fora do ar. Bom, você não está sozinho: segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, aproximadamente 67% dos brasileiros têm medo de cair em fraudes durante a Black Friday. Isso é um alerta tanto para os consumidores quanto para as empresas, que precisam pensar nos desafios de segurança que vêm junto com esse aumento de tráfego e transações online.
Em 2023 as tentativas de fraude na Black Friday somaram cerca de R$49 milhões. Além disso, houve um aumento de 69,6% nas páginas de phishing no período pré-Black Friday, segundo a ClearSale. Do lado dos consumidores, é de extrema importância estar atento a golpes como sites falsos e ofertas irreais. Prefira comprar em sites confiáveis, sempre confira se a url é de fato da loja oficial e desconfie de preços baixos demais.
Do ponto de vista das empresas, é crucial adotar medidas proativas para prevenir impactos negativos enormes na reputação e nos resultados financeiros. Então, como as empresas podem se proteger e passar por esse período sem incidentes significativos?
A resposta está na implementação de camadas de soluções de cibersegurança. Tudo começa pela Análise de Vulnerabilidades, que identifica e corrige falhas antes mesmo que sejam exploradas por criminosos.
Já ataques volumétricos e DDoS, por exemplo, podem comprometer seu site nos momentos de pico, e ferramentas de Anti-DDoS são essenciais para manter a estabilidade e disponibilidade da plataforma.
Segundo a CloudFlare, ataques de negação de serviço distribuída (DDoS), que têm por objetivo sobrecarregar e interromper sites e serviços online, aumentaram 117% em sites de varejo no quarto trimestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, também é preciso investir em segurança na Nuvem, como por exemplo, o Firewall de Aplicação Web (ou WAF), que monitora e filtra o tráfego na camada dos aplicativos.
Por fim, soluções focadas na rápida detecção e resposta a ameaças fazem toda a diferença. Em particular, destaco:
- XDR (Extended Detection and Response), que fornece uma visão integrada de toda a infraestrutura de TI, correlacionando dados de múltiplas fontes para detectar ataques complexos.
- MDR (Managed Detection and Response), que combina tecnologia e expertise humana para monitorar, investigar e responder proativamente a ameaças em tempo real.
De forma geral, fica claro que tanto na Black Friday como no Natal, a necessidade das empresas é de não apenas entregar os melhores preços, mas sim uma experiência segura e confiável para seus consumidores, ao investir em um portfólio robusto de soluções digitais—como cibersegurança, cloud e inteligência artificial— para oferecer uma experiência ágil e de qualidade em todas as etapas da jornada, durante as datas do varejo mais importantes do ano.
Proteger a sua operação é entregar o melhor valor para o seu cliente.
Quer saber mais sobre as soluções citadas no artigo? Veja aqui:
- Análise de Vulnerabilidade
- Anti-DDOS
- Firewall de Aplicação Web (WAF)
- Endpoint Security XDR
- MDR