Soluções em Pauta
Assessment de segurança da informação facilita direcionamento de investimentos na área
Solução avalia maturidade da segurança cibernética e propõe caminhos para mitigar vulnerabilidades de redes internas e externas das organizações
A segurança cibernética se tornou um tema central na agenda das organizações como consequência de ataques cibernéticos cada vez mais frequentes e sofisticados. Ainda assim, falta priorização de investimentos na área. De acordo com o INEXTI, indicador de excelência em tecnologia e inovação, desenvolvido pela Oi Soluções em parceria com a IDC, apenas 36% das 200 empresas que participaram do estudo têm todo o seu ambiente de segurança monitorado e 18% não têm qualquer tipo de monitoramento.
Além da falta de priorização de investimento, outro problema comum é a falta de planejamento adequado. Com o orçamento restrito, a prioridade das empresas acaba sendo a compra de softwares, atualização ou mesmo automatização de processos, mas estrategicamente o primeiro passo deveria ser uma avaliação das vulnerabilidades existentes na infraestrutura interna e externa por meio da realização de um assessment de segurança da informação.
O assessment auxilia as empresas a entenderem melhor sua maturidade em segurança da informação, tornando-se uma referência para implementação de um processo de melhoria contínua. Após a fase da análise, as empresas recebem um relatório detalhado contendo as recomendações de segurança classificadas por importância e prioridade.
“Com o assessment de segurança, é possível ter um diagnóstico inicial do grau de exposição tanto da rede interna quanto externa da organização, facilitando assim o direcionamento de investimentos na área", explica Renato Simões, Head de produtos de TI e Telecom da Oi Soluções.
A solução assessment de segurança da informação passa a integrar o robusto portfólio de segurança cibernética da Oi Soluções, que possui soluções on premises e para nuvem: Segurança de Perímetro (MSS), Anti-DDoS, DNS Security, Endpoint Security EDR, VPN Corporativa, Autenticação Multifator, Análise de Vulnerabilidade, Web Application Firewall, SIEM, CASB SaaS, IaaS e Pentest (teste de intrusão).