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Círculo ESG na Oi

Gestão de Riscos Oi conectada ao ESG

A Oi acredita genuinamente na gestão de riscos como uma ferramenta indispensável para seu sucesso empresarial e atingimento de objetivos estratégicos. Trata-se de parte integrante e fundamental da governança necessária para o crescimento sustentável, rentabilidade, preservação do ecossistema e geração de valor para a empresa, acionistas, clientes e sociedade, dado que esse processo permite a identificação não somente de ameaças, como também de oportunidades.

Riscos são inerentes a qualquer atividade de negócio, por isso é preciso conhecê-los e gerenciá-los adequadamente. Um efetivo processo de gestão de riscos vai muito além de apenas estar aderente a normas e melhores práticas de mercado, é preciso ter como finalidade prevenir e gerenciar os riscos de maneira eficaz, permitindo que responsáveis, em todos os níveis da governança, tenham acesso tempestivo a informações suficientes relacionadas aos riscos aos quais estão expostos, de forma a suportar decisões e definir estratégias de mitigação que diminuam a probabilidade e minimizem eventuais impactos a níveis aceitáveis.

Nesse sentido, implementando ações para aperfeiçoar e tornar ainda mais efetivo esse processo na companhia, entre elas destacamos:

  • processo de risk management mais conectado a estratégia da companhia;
  • riscos e fatores de riscos corporativos foram e são atualizados com a Alta Administração e conselho, com foco no plano estratégico da Nova Oi;
  • empoderamento de risk owners e fortalecimento do accountability para cada risco são designados executivos responsáveis e facilitadores que periodicamente prestam contas sobre a jornada do risco na companhia
  • estabelecimento de comitês de assessoramento executivo especializados: estes comitês são compostos de times multidisciplinares de alto nível técnico para supervisão e assessoramento da Alta Administração sobre riscos específicos conforme natureza e escopo de cada comitê e portfólio;
  • monitoramento contínuo por fator de risco: por trás de cada risco existe uma camada de diversos fatores que são possíveis gatilhos para sua materialização. Diante disso, passamos a monitorar ações e indicadores não mais apenas por riscos, mas também por fatores de riscos com o objetivo de ter uma resposta mais apropriada para cada caso.
  • criação de portfólios de riscos específicos: para além de riscos corporativos estratégicos também foram mapeados portfólios específicos com a finalidade de dar maior profundidade e atenção adequada a cada tema como Portfólios de Riscos de Integridade, Privacidade, por exemplo.
  • conexão dos portfólios de riscos com ESG: conectamos os portfólios existentes com as categorias de riscos do E, do S e do G, resultando na criação do Portfólio de Riscos ESG, em uma visão gráfica em formato de mandala. Nessa mandala temos a Oi no centro, as 3 componentes ESG ampliadas em dimensões e, nas bordas, as correlações das categorias ESG com os riscos existentes na Oi.
Informações

Oi S/A, em recuperação judicial, concessionária do serviço telefônico fixo comutado (STFC) na modalidade local, autorizatária do STFC na modalidade longa distância nacional (LDN) e autorizatária do serviço de comunicação multimídia (SCM), com sede na Cidade e Estado do Rio de Janeiro, Rua do Lavradio, nº 71, 2º andar - Centro - Rio de Janeiro/RJ CEP: 22.280-004, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 76.535.764/0001-43, doravante denominada “Oi”; e a Oi Móvel S/A, em recuperação judicial, autorizatária dos serviços móvel pessoal (SMP), com sede em Brasília no Distrito Federal, Setor Comercial Norte, Quadra 03, Bl. A - Ed. Estação Telefônica - Térreo - Parte 2 - Brasília/DF, CEP: 70.713-900, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 05.423.963/0001-11, doravante denominada “Oi Móvel”.

Mudanças na Concessão da Telefonia Fixa: Conforme Fato Relevante publicado em 30/9/2024, a Oi firmou acordo com a Anatel, Ministério das Comunicações, TCU e AGU, pelo qual deixará de ser concessionária de telefonia fixa, e passará a ser autorizatária desse mesmo serviço. Com isso, a Oi deixará de ter de atender diversas obrigações, dentre as quais as de universalização, tais como instalar telefones públicos e atender com serviço de voz a todas as localidades, mesmo aquelas onde esse serviço já é ofertado por outra prestadora. Permanecerão sendo obrigatoriamente atendidas pela Oi com serviço de voz as localidades onde a Oi é a única provedora desse tipo de serviço. Esse serviço será mantido até que essas localidades sejam atendidas por outra prestadora de serviço de voz fixo ou móvel ou até 31/12/2028, o que ocorrer primeiro. Essa iniciativa permitirá que a Oi deixe de ter obrigações relativas a telefonia fixa, que está em franca decadência por já não ser do interesse da sociedade. Além disso, a Oi poderá concentrar seus esforços na adoção de uma nova abordagem de prestação de serviços, conforme previsto no seu Plano de Recuperação Judicial, priorizando tecnologias modernas como a fibra ótica e a oferta de serviços virtuais, bem como a atuação no segmento de mercado corporativo, dentre outros. A alteração aqui descrita não afetará os serviços de banda larga e voz prestados pela tecnologia de fibra ótica (Oi Fibra) que continuarão atendendo normalmente todos os seus clientes atuais e seguirão com seus planos de expansão.

 

Comunicado: Em cumprimento à Lei Nº 5357, de 29 de dezembro de 2020 no Estado do Amazonas. Acesse os sites do Procon-AM, da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e do Conselho de Defesa do Consumidor.

Transparência salarial: Em cumprimento à Lei de Igualdade Salarial (Lei 14.611, de 2023). Clique aqui e acesse o relatório de transparência salarial da Oi.

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