logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Como saber se o WhatsApp foi clonado

Descubra como identificar uma tentativa de golpe na sua conta do WhatsApp.

3,57
|
26/07/2022 11:25
|
mulher
mulher
 

Na hora de os criminosos darem um golpe, acredite, eles  usam a imaginação como ninguém. Tudo para fazer brilhar os olhos da vítima e gerar curiosidade. E é aí que mora o perigo. Veja como identificar os golpes mais comuns aplicados no WhatsApp. 


Golpe do WhatsApp clonado

Nesse tipo de golpe, os criminosos se passam por recrutadores oferecendo vagas de meio período com salários de um jogador de futebol da série A, ou usam o nome de alguma marca muito famosa falando que a pessoa ganhou um prêmio incrível ou aquele desconto de dar inveja a qualquer promo de Black Friday. Quando a vítima cai, os golpistas enviam um link para ser acessado. Depois que a vítima clica nesse link, aparece na tela do celular um código de seis dígitos do WhatsApp. Quando a pessoa  fornece esse código, sem saber, permite que os criminosos habilitem sua conta de WhatsApp em outro celular. Pronto. O zap foi clonado com sucesso! 


Como identificar se meu Whatsapp foi clonado?

Com o aumento desse tipo de golpe, o próprio WhatsApp toma algumas precauções para informar a vítima que seu número está sendo usado em outro celular. Se você receber uma mensagem do Whats pedindo para verificar seu smartphone, provavelmente foi identificada uma tentativa de golpe na sua conta. Se isso acontecer, siga as instruções do WhatsApp, confirme e autentique seu número, e assim, sua conta será ativada novamente no seu celular. 


Como se proteger

- Desconfie de qualquer mensagem oferecendo algum benefício ou qualquer outra coisa que seja boa demais para ser verdade. 
- Nunca, jamais, clique em links desconhecidos. Pense duas, três vezes e se pergunte de onde veio a tal mensagem. 


Golpe do WhatsApp falso

Esse é outro golpe famoso! Aqui os criminosos jogam sujo demais. Eles criam uma conta no WhatsApp como se fosse a vítima e copiam tudo! Nome, foto, status. Absolutamente tudo! Depois enviam mensagens para todos os contatos da vítima inventando alguma emergência, falando que está no hospital ou que sofreu uma tentativa de sequestro e sua conta bancária foi bloqueada. A sequência da conversa não é difícil de imaginar: eles pedem dinheiro emprestado. A ideia deles é mexer com as emoções de quem recebe a mensagem, sem dar brecha para que a outra pessoa raciocine. Existem diversos relatos de pessoas públicas que foram vítimas desse tipo de golpe. 


Como identificar se tem uma conta falsa se passando por mim no Whatsapp?

Nesse caso, você será praticamente a última pessoa a saber. Aqui vale aquela máxima de que notícia ruim chega cedo. Se algum dos seus contatos perceber que a conversa com ''você'' está estranha, provavelmente entrará em contato por outro canal, falando com algum conhecido seu. Mas apesar do estrago que pode ser feito, esse tipo de golpe não se sustenta por muito tempo. 


Como se proteger

- Uma das maneiras de tentar evitar esse crime é restringir sua foto e status somente aos seus contatos. 
- Se você identificou esse tipo de golpe, não hesite em informar imediatamente aos seus contatos. Fale com os conhecidos, poste em suas redes… Coloque a boca no trombone! 

 

Golpe do aplicativo espião 

Infelizmente existem outras maneiras de seu Whats ser clonado. Como o ser humano não tem um dia de paz, ainda existem os aplicativos espiões. Esses apps permitem que qualquer pessoa entre no seu WhatsApp, tenha acesso ao seu código de verificação e monitore suas conversas. Durma com esse barulho! 


Como identificar se tem um aplicativo espião instalado no meu WhatsApp?

Se você recebeu um áudio, mas ainda não ouviu, e logo em seguida esse mesmo áudio está sinalizado como reproduzido, ou recebeu uma mensagem de texto que você ainda não abriu mas do nada ela aparece como lida minutos antes de você abrir a conversa, desconfie. Às vezes o zap pode bugar e isso é normal. Mas se esse tipo de atividade estranha acontece com uma certa frequência, é melhor ficar esperto. 


Como se proteger

- Habilite a confirmação em duas etapas disponível no WhatsApp.
- Delete o Whats e instale novamente depois de uma hora.


A verdade é que conforme as coisas vão evoluindo, os golpes também vão. Por isso, fique sempre de olhos bem abertos e siga as recomendações de segurança disponíveis pelo próprio WhatsApp.

Veja também