Lideranças Femininas
Nova Oi investe em capacitação e liderança de mulheres na área de tecnologia
Um dos objetivos da nova Oi é tornar cada vez mais inclusivo e inovador seu ambiente de trabalho e suas relações com colaboradores, parceiros e clientes. A companhia está sempre em busca de construir uma cultura ainda mais colaborativa, inspirando as pessoas a correrem atrás dos seus sonhos através de programas e iniciativas que promovam a inclusão e a cultura de igualdade de gênero, interna e externamente. Na semana do Dia do Empreendedorismo Feminino, a Oi patrocinou e participou do “Agora que são elas”, evento de empreendedorismo feminino realizado numa parceria do movimento Aladas com a revista Exame, no painel Desenhando o Futuro com a Adriana Barbosa, CEO do Preta Hub e fundadora do Festival Feira Preta, e a Morena Leite, chef e sócia do grupo Capim Santo.
A conversa foi mediada por Camila Ribeiro, gestora estadual de empreendedorismo feminino do SEBRAE – SP.
Oi Futuro
Um dos maiores orgulhos da companhia, é o instituto de inovação social, cultura e educação da Oi, que promove diversidade desde a sua criação, há pouco mais de 20 anos. No Recife e no Rio de Janeiro, temos mais mulheres do que homens frequentando as nossas escolas. O Oi Futuro é algo que nós como brasileiros temos que nos orgulhar.
Na segunda edição do evento, o público pode acompanhar diversos painéis sobre educação empreendedora, protagonismo feminino nos setores mais masculinos, agenda da ONU para as mulheres, empreendedorismo na moda, liderança contemporânea dentre outros temas de destaque.
"A iniciativa faz parte da plataforma de atuação do Aladas no sentido de fomentar as discussões produtivas e proativas que impulsionam o crescimento da mulher no mundo do empreendedorismo", diz Daniela Graicar, fundadora do Aladas e uma das palestrantes do evento.
ASA – Arte Sônica Amplificada
No evento, a Oi também apresentou o programa ASA – Arte Sônica Amplificada, iniciativa do Oi Futuro e British Council em parceria com as instituições britânicas Lighthouse e Shesaid.so. O projeto visa a impulsionar a equidade de gênero na indústria musical brasileira por meio da capacitação de mulheres que atuam em toda a cadeia produtiva do som, promovendo oportunidades de atuação em grandes eventos e conectando profissionais do Brasil e Reino Unido.
Quando a gente olha o mercado da cultura, da música,16% das pessoas que trabalham são mulheres, e somente 9% das mulheres que estão nesse meio, ganham direitos autorais. O programa já mobilizou 400 mulheres, empoderando-as para que elas possam surfar nesse mundo da arte e da música.
Além de iniciativas promovidas pelo Oi Futuro, a Oi vem apostando fortemente também em programas que promovam a inclusão e a cultura de igualdade de gênero no ambiente organizacional. Atualmente, a companhia possui mais de 200 lideranças femininas em diferentes funções e áreas de atuação. Cerca de 18% e 28% dos cargos da diretoria e gerência, respectivamente, são ocupados por mulheres.
Entre as principais medidas internas adotadas pela companhia, estão os programas de capacitação para cargos de liderança feminina, além da criação de cursos específicos para mulheres em Tecnologia da Informação (TI). Ainda há um longo caminho pela frente, mas a Oi acredita que, juntos, todos podem ajudar a tornar o mundo mais igualitário.
Conheça algumas das iniciativas da Oi:
Programa de Atração e Capacitação de Talentos Oi Devs
Adesão ao Movimento Mulher 360
Programa de Aceleração da Liderança Feminina
Programação Full Stack
Selo WOB - Women on Board
Oi Futuro para Mulheres
Programa ASA (Arte Sônica Amplificada)
Festival MANA