Diversidade, Inclusão e Pertencimento: Oi desenvolve iniciativas para proporcionar sociedade mais inclusiva
Ser uma empresa inclusiva, respeitosa e plural faz parte da história da Oi. Conheça os programas de aprimoramento que a empresa emprega para transformar a realidade de clientes, colaboradores e toda a sociedade continuamente


A Oi aprimora constantemente seus processos internos para abrir suas portas à pluralidade de pessoas, ideias e comportamentos.
A construção de um ambiente acolhedor a diferentes etnias, gêneros, orientações, culturas e religiões é fundamental. Como parte de suas ações, a Oi investe em palestras, rodas de acolhimento, grupo multidisciplinar para definição de planos de ação, diversas escutas internas, trilhas de desenvolvimento e canais para denúncia de condutas inadequadas.
Mas a gente sabe que as iniciativas não devem parar por aí. Por isso a Oi quer mostrar a você as diferentes campanhas que faz para que cada colaborador e cliente se sinta parte da construção de uma sociedade melhor. Conheça nossas ações internas e externas:
Desenvolve PcD
Em 2023, a Oi lançou o Desenvolve PcD, programa para pessoas universitárias com deficiência. Voltado preferencialmente para estudantes das áreas de tecnologia, o programa foi idealizado por um grupo de colaboradores diversos e não conta com limites de idade ou experiência prévia.
Em setembro do mesmo ano, o programa recebeu o prêmio Diversidade em Prática 2023, da Blend Edu | Diversidade SA. A premiação destacou boas iniciativas inclusivas e o case da Oi foi reconhecido por potencializar a atração e o desenvolvimento acelerado de Pessoas com Deficiência, na categoria Representatividade. Saiba mais sobre o case vencedor aqui.
As inscrições finalizaram e as pessoas contratadas já embarcaram em uma jornada de aprendizagem com capacitações técnicas e comportamentais para apoiar a construção de suas carreiras aqui na Oi. Mas se você se identificou com o Desenvolve PcD, fique de olho nas redes sociais da Oi para saber quando novas inscrições estarão abertas.
Oi Futuro
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, desenvolve há 21 anos projetos de tecnologia, educação, cultura e empreendedorismo, promovendo a inclusão das comunidades menos favorecidas por meio de iniciativas pautadas na Diversidade e Inclusão.
Veja alguns números do Balanço Social 2022, com algumas conquistas do último ano:
- 120 mil pessoas impactadas pelos festivais apoiados em todo o país
- 85 mil pessoas acessaram materiais pedagógicos produzidos pelo Oi Futuro
- 60 mil visitantes no centro cultural, teatro e museu
- 6,4 mil educadores inscritos nos cursos da Plataforma Órbita
- 1 mil estudantes matriculados no ensino médio
- 1,8 mil pessoas alcançadas pelo programa educativo
Conheça as iniciativas do Oi Futuro que conectam pessoas a novos futuros no site oficial do Instituto.
Censo DIEP
Para promover pluralidade e respeito durante todo o ano, a Oi precisa conhecer a diversidade do quadro de pessoas que fazem a empresa acontecer. Para isso, a empresa realizou a segunda edição do Censo Diversidade, Inclusão, Equidade e Pertencimento (DIEP) que contou com a participação de 77% dos seus colaboradores. As respostas foram totalmente anônimas e avaliadas por uma consultoria externa.
Para fazer um mapeamento bem completo, a Oi dividiu o Censo em quatro partes:
- Autorretrato: perguntas sobre características do colaborador
- Engajamento sobre DIEP: afinidade do colaborador com o tema
- Viés inconsciente: identificação do colaborador com outras pessoas do time
- Ambiente inclusivo: identificação de quais grupos se sentem mais acolhidos e pertencentes
Veja alguns dos dados do segundo Censo DIEP da Oi:
- 96% acham importante a Oi investir no tema Diversidade e Inclusão
- 90% dos participantes acreditam que equipes diversas são mais eficientes
- 80% consideram fazer parte de uma equipe diversa
- 60% têm a perspectiva de permanecer na empresa por 10 anos ou mais
Grupo Multifuncional
Em 2022, a Oi lançou o Grupo Multifuncional de D&I (Diversidade e Inclusão) para trabalhar com maior detalhamento os aspectos da diversidade, inclusão, equidade e segurança no ambiente de trabalho. Aqui, a intenção é que esses pilares estejam presentes não apenas em campanhas, mas no dia a dia da empresa.
O grupo — formado por 16 integrantes, sendo 14 mulheres — se reúne mensalmente desde fevereiro do ano passado com dez áreas da companhia para desenvolver campanhas de diversidade, representatividade e respeito às minorias, além de potencializar esforços e recursos em projetos prioritários.
O Grupo Multifuncional é parte essencial para fazer da Oi uma empresa cada vez mais aberta e plural.
Programa Liderança Feminina
Parte do programa de D&I da Oi diz respeito a fortalecer uma cultura de equidade de gênero. Em parceria com a LHH, a empresa desenvolveu o Programa Liderança Feminina, que convida gestoras de diversas áreas da companhia para uma jornada de autoconhecimento, aprendizado, troca e muita conexão ao longo do programa.
São sete meses de desenvolvimento de habilidades e mapeamento das maiores necessidades das participantes, por meio de um assessment, o Diagnóstico Hogan. O programa é completo: conta com workshops, exercícios e sessões de coaching.
A segunda turma já foi concluída e a terceira tem previsão de início para setembro/outubro. A próxima turma vai ter uma interseccionalidade: 50% das participantes devem ser negras.
Vida.com
Aqui na Oi, acreditamos no poder da conexão humana e, por isso, investimos cada vez mais na construção de ambientes acolhedores para potencializar as relações sociais de confiança. Atualmente, temos quatro grupos de apoio com agendas mensais: Luto, Mulheres com Câncer, Lideranças, Gestantes e Autismo.
Voltado para os colaboradores, o programa Vida.com promove uma visão integral sobre saúde e bem-estar. Para isso, trabalha com 5 áreas: nutricional, física, postural, mental e social.
Por meio das rodas de conversas e encontros mensais dos grupos de apoio, a Oi proporciona espaços seguros para promovermos a discussão, a ponderação e a autorreflexão de experiências de vida compartilhadas pelas mais diversas lentes e falas. A proposta de "fala livre" respeita as necessidades de quem precisa falar e está disposto a ouvir. Mais de 3 mil pessoas já foram impactadas.
Momento Conhecimento
O Momento Conhecimento é um programa que desenvolve a aprendizagem contínua nos colaboradores através de palestras que geram reflexões e insights de temas que se relacionam de forma ampliada ao negócio, incluindo Diversidade com foco em diminuição de preconceito, inovação, negócios e desenvolvimento humano.
Entre as pautas e palestrantes convidados, estão a Luana Genot, fundadora e diretora executiva do ID_BR, que falou sobre Vieses Inconscientes, e a Raquel Virgínia, CEO da Nhaí! e LinkedIn Creator, que refletiu sobre a relação entre a Diversidade e a Inovação.
Programa Aprendiz
O Programa Aprendiz trabalha a formação teórica e prática em diversas áreas, principalmente relacionadas à tecnologia. O projeto é uma alavanca que reforça a intenção da companhia de ser cada vez mais plural e inclusiva. Desde 2022 foram 55 aprendizes contratados, sendo 45% de mulheres e 72% de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, além de pessoas com deficiência, identidade de gênero e orientação sexual diversas, representando 84% dos contratados dentro de algum pilar de diversidade.
Programa de Estágio
O Programa de Estágio busca por estudantes de ensino superior de áreas diversas que desejam colocar em prática o que aprenderam e ampliar as experiências profissionais.
A última turma contratada passou por um processo seletivo acirrado, com mais de 19mil inscritos. Entre os participantes, 42% eram autodeclarados pretos ou pardos e 30% mulheres. Dos 38 contratados, 60% foram mulheres e 40% pessoas pretas e pardas.
D&I na Comunicação
Pensar e incluir diversidade no dia a dia são pilares fundamentais para a cultura da empresa. E para construir ambientes mais acolhedores e abrangentes a todo tipo de identidade, a Oi realizou campanhas institucionais nas redes sociais para dar espaço a informações e diálogos que possam construir uma sociedade mais respeitosa. Além disso, a companhia busca a representatividade sempre de forma transversal em seus conteúdos sobre todos os assuntos, considerando inclusive a interseccionalidade, e buscando um tom mais didático para um entendimento mais democrático.
Entre elas, está a campanha #HistóriasdeOrgulhoOi, realizada recentemente na plataforma de entretenimento TikTok e no Instagram. A Oi convidou criadores de conteúdo a mostrarem como a internet pode ajudar na conquista de espaços e reconhecimento, contando 5 vezes como o público os acolheu enquanto pessoas LGBTQIAPN+.
Já em novembro de 2022, a Oi lançou uma campanha com o objetivo de enaltecer vozes negras, contando suas histórias e gerando conexões reais. A partir disso, apoiou uma série de episódios de videocast para dar visibilidade às conversas que abordam variados temas envolvendo as perspectivas da participação de pessoas pretas na sociedade.
E com o objetivo de amplificar vozes, estreitar conexões e criar novos futuros, realizamos também uma campanha também pelo dia nacional da luta da Pessoa com Deficiência. Investigamos questões que tangem a invisibilidade social de PCD e falamos sobre o recorte do mercado de trabalho e oportunidades, criando o gancho com um evento de atração de talentos, patrocinado pela Oi.