VPN: o que é e como funciona
Entenda como funciona e as vantagens de usar essa rede!
Virtual Private Network ou VPN, em tradução livre significa Rede Privada Virtual. A VPN é um tipo de conexão criptografada, mais segura que a conexão doméstica, tornando mais difícil uma invasão online e o roubo de dados.
Como a VPN funciona?
A VPN esconde seu IP permitindo que a rede te direcione por meio de um servidor remoto. Logo um provedor de internet comum não pode identificar quais sites você visitou ou quais dados você enviou e recebeu, dessa maneira, tornando sua conexão praticamente irrastreável.
Quais são as principais utilidades de um VPN?
• Manter a privacidade e a segurança das suas conversas, sem precisar se preocupar com a segurança de redes públicas de Wi-Fi.
• Baixar e subir arquivos com muito mais segurança. Aproveite e veja esse post onde a gente te conta tudo sobre download e upload.
• Desbloquear seus sites favoritos quando estiver viajando, acesse suas contas de banco, redes sociais e muito mais.
Quais são as VPNs mais utilizadas?
VPN Cliente-a-Provedor
Esse é um tipo de VPN muito flexível pois com ela, o funcionário de uma empresa que a utiliza, pode, por exemplo, acessar os mais diversos arquivos e comandos, como se estivesse fisicamente dentro do estabelecimento, podendo até mesmo acionar ou desligar um alarme.
SSL VPN
Esse é o tipo de VPN mais acessível e digamos, menos complicado. Inclusive foi a mais requerida durante o período de quarentena, já que sua instalação pode ser feita através de um HTML, do computador particular de qualquer pessoa. Por esse motivo, também é a mais popular.
VPN site-a-site
Geralmente são as mais usadas por empresas multinacionais, mais complexas de implementar e não tão flexíveis quanto as mostradas acima. Porém é uma das mais eficientes quando o assunto é segurança a nível global.
Viu só como dá para ter segurança e privacidade na internet?