Roteador Wi-Fi: escolha o melhor lugar para instalar o modem
Lugar alto ou baixo? Perto ou longe de paredes? No quarto ou na sala? Veja como decidir onde o aparelho deve ficar!
Quando você contrata um plano de internet residencial Oi Fibra, o técnico vai até a sua casa com o modem para a instalação. É fundamental contar com esse auxílio, já que a tecnologia exige que você mexa o menos possível no aparelho.
Mas para adiantar o trabalho, é necessário decidir onde vai ficar o roteador. E agora, como escolher?
Se você quer contratar seu plano de internet fibra ótica, mas ainda tem dúvidas sobre onde deve instalar o modem Wi-Fi, confira nossas dicas:
O que considerar ao instalar o modem Wi-Fi?
Prepare o checklist antes de escolher o local para o seu roteador:
Tecnologia
Uma das diferenças do plano Oi Fibra é que ele trabalha com a tecnologia Fiber-to-the-Home (FTTH), ou seja, o cabo de conexão fica dentro na residência do cliente, diretamente no modem Wi-Fi.
A maioria dos provedores trabalha com Fiber-to-the-Curb (FTTC), em que o cabo de conexão sai da empresa e vai até o transmissor, que geralmente se localiza em um poste na calçada. De lá, a conexão passa para o modem do cliente, também via cabo.
Como não há intermediários na tecnologia FTTH, a conexão costuma ser mais rápida e estável.
Alto ou baixo?
É preciso entender que há diferenças entre os modens de internet a rádio e o de fibra ótica. No primeiro tipo de internet banda larga, as ondas irradiam para cima e para baixo. Portanto, a melhor opção é colocar o modem em um lugar alto — em cima de uma estante, por exemplo.
Já na conexão fibra ótica, as ondas trabalham de maneira diferente: elas se espalham apenas na horizontal. Dessa forma, não há necessidade de colocá-lo em um móvel alto.
Proximidade
O mais importante é escolher um ambiente que seja próximo onde o acesso costuma ser maior. Por exemplo: se você mora sozinho e trabalha home office, o ideal é que o roteador fique no ambiente mais usado como escritório.
Mas se o maior uso é para assistir a filmes e séries, instale-o próximo à televisão.
Animais
Os cabos de fibra óptica são bastante sensíveis, já que são formados de filamentos finíssimos e flexíveis de vidro ou plástico transparente. Portanto, quanto menos forem tocados, melhor. O ideal, portanto, é manter o modem em um local bem distante dos seus animais de estimação. Além de perigoso — já que se trata de energia elétrica —, você evita o rompimento do cabo e, consequentemente, da sua conexão.
Longe dos “inimigos”
O Wi-Fi conta com alguns “inimigos”, ou seja, fatores que interferem na qualidade do sinal de internet. Portanto, quanto mais longe você mantiver seu modem deles, melhor será sua conexão. Conheça:
- telefone sem fio
- babá eletrônica
- vaso de planta
- caixa d’água
- micro-ondas
- espelhos
- banheiro
- paredes
- aquário
- metais
Umidade
Os cabos de fibra ótica não são afetados por calor ou chuva, ou seja, por mais que eles sejam delicados, o tempo não faz efeito neles. Contudo, o modem Wi-Fi precisa estar em um local seco, pois o contato com líquidos pode sim afetar o funcionamento do aparelho.
A conexão está falha. O que fazer?
Primeiramente, vale fazer um teste de velocidade para conferir como está sua conexão. Em alguns casos, apenas o fechamento de programas em segundo plano resolve o problema.
Caso não dê certo, desconecte o cabo e reinicie o aparelho. Você também pode acessar pelo aplicativo Técnico Virtual, que faz uma espécie de varredura nas redes para descobrir o que está afetando sua conexão. O app está disponível para os sistemas Android e iOS, mas você também pode acessá-lo pela web.
Se o Técnico Virtual também não der jeito, solicite a visita gratuita de um técnico.
Viu como decidir onde deixar o seu roteador? Agora, conheça os planos Oi Fibra e tenha Wi-Fi na casa toda!