“Não é possível acessar esse site”: veja soluções
Você tem notado erros em diferentes sites? Talvez o problema esteja no seu dispositivo. Confira como resolver o erro “não é possível acessar esse site”!
Já tentou acessar um site e deu erro? Aquela mensagem “não é possível acessar esse site” já dá a impressão de que está na hora de trocar o plano de internet. O problema pode ser o famoso erro 404 (página não encontrada), o 502 (falha de comunicação entre dois servidores) ou o 504 (tempo de espera muito longo), por exemplo; há uma série deles. Porém, dependendo da origem do problema, você pode resolvê-lo com poucas modificações.
Quer saber se é possível resolver essa dificuldade de acesso na sua máquina? Veja algumas dicas para contornar o erro de acesso a um site!
“Não é possível acessar esse site”: como resolver
Veja como melhorar a acessibilidade a diferentes páginas:
Confira se o site está ativo
Muitas vezes, o problema não está na nossa conexão ou máquina, e sim no próprio site. Para saber se a página está funcionando, acesse o site Down for Everyone or Just Me e coloque a URL do site que você deseja acessar. Depois, clique em “or just me?”. Se aparecer “It's just you” escrito em verde, o problema está no seu computador ou internet. Se aparecer “It’s not just you!” (escrito em vermelho), significa que o site está fora do ar.
Reinicie seu roteador
Mesmo que sua internet esteja funcionando bem, reiniciar o roteador pode ajudar a resolver pequenos travamentos. Para isso, basta desconectar o cabo de energia do aparelho e esperar de 30 segundos a 1 minuto para conectá-lo novamente.
Limpe o cache do navegador
Na computação, cache é um componente temporário que fica armazenado no navegador e acelera o acesso a um site. Mesmo que não fique muito tempo na memória de um aparelho, seu computador ou celular pode sim armazenar uma quantidade muito grande desse tipo de arquivo.
Para limpar o cache, faça o seguinte:
No Windows
- na barra de ferramentas, digite Limpeza de disco;
- faça o escaneamento do local onde os dados são salvos (costuma ser a unidade C);
- em Arquivos a serem excluídos, selecione todas as opções que desejar;
- por fim, clique em Limpar arquivos do sistema.
No Mac
- acesse a barra de configurações segurando a tecla Option;
- clique em Ir > Biblioteca;
- abra a pasta de cache e remova todos os arquivos e pastas que estiverem dentro.
Limpe o cache de DNS
Abra o menu do Windows e, na barra Pesquisar (localizada no rodapé), digite cmd. Aparecerá o Prompt de Comando. Clique em cima com o botão direito do mouse e vá para Executar como administrador.
Na janela que abrir, digite ipconfig /flushdns. Aperte Enter e aguarde. Feche a janela e tente acessar o site novamente.
Desabilite seu firewall
O firewall também pode ser responsável por bloquear o acesso a determinados sites. Veja como desabilitá-lo:
No Windows
- abra Configurações e, no menu à esquerda, clique em Privacidade e segurança;
- siga para Segurança do Windows > Firewall e proteção de rede;
- você encontrará três perfis: Rede de domínio, Rede privada e Rede pública. Se você estiver usando sua internet residencial, clique em Rede privada;
- em Microsoft Defender Wall, clique no botão azul ao lado de Ativado. Ele será desativado;
- tente novamente entrar no site.
No Mac
- no menu Apple, vá em Ajustes do Sistema, clique em Rede na barra lateral e, depois, em Firewall. Desative a função;
- para especificar ajustes de segurança adicionais, clique em Opções, ative ou desative ajustes e clique em OK;
É importante não deixar o firewall do seu computador desativado, pois o aparelho ficará mais vulnerável a ataques. Depois de acessar o site, ative novamente a proteção.
Altere os servidores DNS
- na barra de tarefas do Windows, clique com o botão direito no ícone da internet;
- vá em Abrir configurações de Rede e Internet. Depois, vá em Alterar opções de adaptador ou em Exibir conexões de rede;
- na nova janela aberta, veja qual das opções refere-se à conexão da internet. Clique com o botão direito e vá em Propriedades;
- clique em Protocolo IP Versão 4 e, novamente, em Propriedades;
- na nova janela aberta, clique em Usar os seguintes endereços de servidor DNS. Nesse caso, você pode colocar o do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4), por exemplo, ou outros de fontes confiáveis.
Oi Fibra: mais qualidade e estabilidade para acessar seus sites preferidos
O erro de site pode também ser causado por uma lentidão de acesso. Com Oi Fibra, você tem fibra ótica de ponta a ponta para acessar seus sites preferidos, redes sociais, streamings, jogos, e-mails, plataformas de trabalho…Ufa! E tudo isso ao mesmo tempo, porque a Oi sabe que você tem uma vida agitada demais para depender da boa vontade de uma internet lenta.
Com planos que vão de 200 mega (a sua primeira fibra ótica) até 1 giga (para quem quer máxima velocidade com tecnologia), a Oi conta com tecnologia FTTH (fiber to the home ou fibra até a casa), que garante o uso de fibra ótica até a sua casa.
Quer mais qualidade de internet para acessar seus sites preferidos? Conheça Oi Fibra!