logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Fast Ethernet vs Gigabit Ethernet: Entenda as diferenças

Entenda o que é Fast Ethernet e Gigabit Ethernet e descubra as principais diferenças entre os cabos!

5 min
|
27/01/2025 16:38
|
mulher
mulher

Provavelmente, se você já pesquisou sobre roteadores, Wi-Fi e, claro, como melhorar a sua internet, já deve ter lido algo sobre o cabo Ethernet. Aliás, talvez uma das dicas mais comuns para tornar sua conexão mais rápida é conectar ele diretamente no seu dispositivo.

De fato, o cabo Ethernet pode melhorar bastante a sua conexão, mas você sabia que existem diferentes tipos de Ethernet? Sim, há, a princípio, dois tipos principais: Fast Ethernet e Gigabit Ethernet. Conhecê-los pode fazer toda a diferença na velocidade da sua conexão.

Neste texto, você vai entender as diferenças entre eles e qual é a melhor opção para você. Confira!

Ethernet: o que é?

Mais do que apenas um tipo de cabo, Ethernet é uma tecnologia de conexão de dispositivos. Ela utiliza conectores padrão RJ-45 e é amplamente utilizada para ligar computadores à internet.

Uma das grandes vantagens da Ethernet é a alta capacidade de transferência de dados, o que garante maior velocidade e menor latência, sendo ideal para quem joga online, por exemplo.

Quais são as velocidades de um cabo Ethernet?

Essa tecnologia pode atingir velocidades bastante altas: de 100Mb a 1 Giga. Em algumas redes mais avançadas, é possível utilizar múltiplos cabos simultaneamente para garantir uma conexão de gigabytes constantes.

No mercado, você encontra dois tipos principais: Fast Ethernet e Gigabit Ethernet.

Fast Ethernet

Criada em 1995, é uma tecnologia de cabos com uma alta capacidade para época, o Fast Ethernet consegue transferir até 100 MB por segundo. O modelo mais comum é o 100BASE-TX, que alcança distâncias de até 100 metros e utiliza dois ou quatro pares de fios. Esse cabo é geralmente utilizado para conectar computadores e roteadores em ambientes domésticos.

Gigabit Ethernet

Três anos após a criação do Fast Ethernet, surgiu o Gigabit Ethernet, em 1998. Esta tecnologia aumentou em 10 vezes a capacidade de transmissão de dados de um cabo Ethernet, permitindo transferências de até 1 Giga por segundo.

O modelo mais comum é o 1000BASE-T, que usa quatro pares de fios e alcança distâncias de até 100 metros. Ele é mais utilizado em empresas, interconexão de servidores ou para usuários que precisam de alta velocidade.

Qual é a diferença entre Fast Ethernet e Gigabit Ethernet?

Embora ambos os tipos de cabo sejam usados para acessar a internet, a principal diferença está na capacidade de transmissão. O Fast Ethernet é capaz de transmitir até 100 Mbps, enquanto o cabo Gigabit Ethernet alcança velocidades de até 1 Gbps.

Qual é a melhor escolha: Fast ou Gigabit?

A escolha entre Fast Ethernet e Gigabit depende das suas necessidades como usuário. Para atividades mais básicas, como navegar na internet, assistir a vídeos em HD e acessar redes sociais, o cabo Fast Ethernet é mais do que suficiente.

No entanto, se você precisa de mais velocidade, realiza tarefas avançadas ou usa a internet para assistir conteúdos em 4K, jogar online sem interrupções, ou tem um plano de internet com velocidade superior a 1 Giga, o ideal é optar pelo Gigabit Ethernet. Ele garante o máximo desempenho.

Por que o Ethernet é mais rápido do que a conexão Wi-Fi ?

Você provavelmente já leu que conectar seu dispositivo diretamente ao cabo Ethernet pode melhorar a velocidade da internet, certo? Isso ocorre porque o cabo Ethernet sofre menos interferência do que a conexão Wi-Fi.

Vale ressaltar que a transmissão por Wi-Fi, assim como o Bluetooth, acontece por meio de ondas eletromagnéticas, o que as torna vulneráveis a interferências, como sinais de outros dispositivos, objetos e até paredes, diminuindo a sua capacidade.

Como o Ethernet influencia a Rede Mesh?

A Rede Mesh é uma tecnologia de roteador que possibilita padronizar a conexão de um espaço a tal ponto que, não importa a localização do dispositivo, ele consegue a mesma velocidade. Essa tecnologia era bastante comum em corporações, mas agora também pode ser acessada por residenciais.

Com o uso de cabos Ethernet, principalmente Gigabit, esse tipo de conexão pode ser potencializada. Por exemplo, um plano de internet de 1 Giga perde a capacidade conforme o usuário se afasta do roteador e, no entanto, com a rede Mesh, seja na cozinha, na sala ou no quarto, o usuário terá a mesma capacidade de sinal, podendo usufruir 100% da sua internet.

Saiba como ter Oi Fibra com Rede Mesh com o Oi Fibra X e o Oi Fibra X Premium

Com planos que variam de 200 Mega a 1 Giga, a Oi Fibra oferece estabilidade e alta velocidade para todos os usuários. Porém, especialmente os planos Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium são fundamentais para aqueles que buscam qualidade máxima na conexão.

Não se trata apenas de velocidade, mas também da possibilidade de ter uma rede Mesh em sua casa, aproveitando o que há de melhor na internet: a fibra ótica.

Veja os benefícios de cada um:

Oi Fibra X

Com o Oi Fibra X, você tem à disposição 500 Mega de download e 250 Mega de upload, além da tecnologia de fibra ótica. Isso significa velocidade, estabilidade e capacidade suficiente para assistir filmes em 4K, jogar online e navegar sem interrupções. E o melhor: você também pode contar com uma rede Mesh, garantindo maior capacidade de conexão em toda a sua casa.

Oi Fibra X Premium

Já o Oi Fibra X Premium é o plano ideal para quem deseja o máximo que a Oi Fibra pode oferecer: 700 de download e 350 Mega de upload, aliado à última geração de roteadores — Wi-Fi 6 e FTTR (Fiber To The Room). A tecnologia FTTR utiliza cabos de fibra ótica invisíveis, que não interferem na decoração da sua casa.

Conheça mais sobre os planos residenciais da Oi Fibra: consulte a disponibilidade!

Leia Mais

Celular não conecta no Wi-Fi: veja o que fazer

Oi Fibra X Premium vs Oi Fibra tradicional: Qual escolher?

 

Veja também