Entendendo a luz vermelha no roteador: Causas e soluções
Veja agora os motivos para a temida luz vermelha no roteador e descubra como resolver o problema da falta de internet!
A regra é clara quando falamos de cores de luzes em equipamentos eletrônicos: azul ou verde, tudo okay, vermelho, perigo!
E em boa parte dos casos, infelizmente, é assim mesmo que funciona!
Ver uma luz vermelha em seu roteador pode ser um grande pesadelo, especialmente se você estiver no meio de algo muito importante. Esse sinal geralmente indica uma queda na conexão com a internet, o que pode ser bastante incômodo.
No entanto, o tamanho do problema, bem como a sua solução, podem variar bastante, visto que não há uma única causa para a temida luz vermelha no roteador.
Para ajudá-lo a lidar com a situação sem desespero, confira as principais causas para a luz vermelha no roteador e descubra como solucionar o erro.
Quais as diferenças entre modem, roteador e repetidor?
Por mais que os termos sejam utilizados para representar a mesma coisa, não é bem assim, e cada um deles tem o seu próprio significado e função.
O modem é o aparelho responsável por trazer a internet para a sua casa, recebendo o sinal da fibra ótica. O roteador distribui o sinal de rede para os dispositivos em sua casa, como computadores e celulares.
Atualmente, muitos provedores de internet oferecem um equipamento híbrido que combina as funções de modem e roteador em um único dispositivo.
Por sua vez, o repetidor é um aparelho que amplifica o sinal de um roteador existente e o estende para outras áreas da casa.
A rede de roteadores Wi-Fi Mesh tem se mostrado mais eficiente para criar uma malha de conexão que cobre espaços maiores dentro de uma residência. Além disso, você pode configurar redes separadas para as visitas e implementar controles parentais para as crianças.
O que pode ser a luz vermelha no roteador?
Em primeiro lugar, entenda que questões como o modelo do roteador e a configuração de instalação da internet residencial em sua casa podem fazer total diferença na identificação do problema.
Além disso, é preciso levar em consideração até o próprio formato da luz vermelha no roteador.
Na maior parte dos casos, o resultado é o mesmo: falta de internet, ou o popular ‘a internet caiu’!
No entanto, a origem do problema pode variar. A luz vermelha acesa de forma contínua pode indicar uma falha na autenticação do sinal que chega ao roteador Wi-Fi, com erros na transmissão de dados. Por outro lado, a luz vermelha piscante pode sinalizar problemas na frequência do sinal, possivelmente indicando algum defeito na fibra ótica ou no próprio roteador.
Veja algumas possíveis causas para o problema:
-
Erros de configuração
Por alguma razão, o roteador pode ter perdido o acesso à internet devido a um problema de configuração. Esse tipo de bug pode acontecer após eventos como a retirada do aparelho da tomada ou queda de energia.
-
Rompimento dos cabos de fibra ótica
Os cabos de fibra ótica que se conectam ao roteador Wi-Fi são muito sensíveis, e qualquer choque mais forte pode danificá-los. É comum que você não perceba o problema, ainda mais quando há uma quebra interna no fio, e não exatamente no conector. Por isso, não é recomendado movimentar o roteador de um lugar para o outro com frequência, pois o manuseio inadequado pode resultar na quebra dos cabos de fibra ótica
-
Defeitos no próprio roteador
A origem do problema pode ser o mau funcionamento do próprio roteador, que pode ter sido danificado pelo tempo de uso, por exemplo. Observe que não se trata de um erro de configuração, mas sim de defeitos físicos nos componentes do aparelho.
-
Queda geral da rede
O problema da luz vermelha no roteador pode não estar exatamente em sua casa, mas sim na rede geral. Isso pode ocorrer devido a acidentes na rede de transmissão ou manutenções programadas na sua região. Normalmente, o provedor de internet avisa os clientes quando há uma queda geral da rede, tanto por e-mail quanto por SMS.
Todos os roteadores acendem a luz vermelha?
Há uma grande variedade de roteadores disponíveis no mercado. Além disso, você pode ter conexões através de um modem ou de um repetidor.
No entanto, é mais comum que os aparelhos indiquem a queda do sinal da internet com a luz vermelha, pois este é praticamente um código universal.
De toda forma, uma boa dica é procurar o manual do usuário do aparelho.
Como resolver o problema da luz vermelha no roteador?
Veja algumas soluções úteis para resolver o problema da falta de internet resultante da luz vermelha no roteador:
-
Verifique o encaixe do fio da fibra
Se o roteador for híbrido, verifique se o cabo de fibra ótica está devidamente encaixado no conector. Caso modem e roteador sejam dois dispositivos separados, verifique o cabo da fibra ótica diretamente no modem. Quando o cabo está mal encaixado, a internet não se conecta. Lembre-se: manuseie o cabo com muito cuidado, pois ele é um material bem sensível.
-
Reinicie o roteador
Você pode tentar o clássico ‘desligar e ligar’, que em boa parte dos casos funciona! Pressione o botão on/off do roteador ou do modem para reiniciar o dispositivo. Outra opção é desconectar o aparelho da tomada e aguardar por alguns segundos antes de religá-lo novamente.
Você também pode resetar o modem pressionando o botão de ‘reset’ por alguns segundos. Isso fará com que o roteador volte para as configurações padrão de fábrica, inclusive com a senha original que veio no aparelho.
Se você não se sente confortável para reiniciar e resetar o roteador, ou realizar qualquer tentativa, não o faça. Está tudo bem em não ser um especialista em tecnologia; afinal, você tem o suporte da operadora para isso, né?!
-
Conecte o cabo LAN
O cabo LAN conecta a internet diretamente do modem para o seu dispositivo, geralmente um computador ou notebook, já que os smartphones não têm entrada de cabo de internet.
Se a internet funcionar através do cabo LAN, você saberá que o problema não é da rede em si e nem do cabo, mas sim do roteador ou do modem.
E se nada disso resolver?
Bom, se nenhum dos processos for eficaz para eliminar a temida luz vermelha do roteador, será necessário contatar o suporte do seu provedor de internet. Faça um telefonema para o serviço de atendimento, pois uma série de problemas de configuração podem ser resolvidos remotamente.
Entretanto, caso o problema seja um dano físico (no roteador ou no cabo de fibra ótica), você terá que agendar a visita de um técnico.
Sou cliente Oi Fibra, como resolver problemas com a internet?
Os planos de internet de fibra ótica da Oi Fibra oferecem ultra velocidade e estabilidade. No entanto, problemas podem ocorrer ao longo dos dias, como a luz vermelha do roteador piscando, e você também precisa de um suporte especializado de qualidade.
Há diferentes maneiras de contatar o suporte da Oi Fibra, veja:
Ligue para o telefone 0800 031 8000
Acesse o suporte técnico virtual na Web
Leia Mais
Jogos online travando: como melhorar sua conexão de internet?
Oi Fibra: internet dedicada para você
.