Conectado sem internet: Veja causa e possíveis soluções
Já ficou conectado sem internet? Sim? Descubra como resolver esse problema com as dicas que separamos e volte a navegar normalmente!
Imagine a cena: você liga o computador, aguarda o sistema iniciar, abre o Google na página principal. Tudo parece normal, mas ao tentar acessar o YouTube, a página não carrega. Você verifica o símbolo do Wi-Fi no canto da tela, clica nele e recebe a mensagem de que está "conectado sem internet".
Essa situação, apesar de ser bastante frustrante, é muito comum. A boa notícia é que, na maioria das vezes, trata-se de um problema simples, com soluções rápidas e acessíveis.
A seguir, veja o que fazer quando o seu computador estiver conectado sem internet.
O que quer dizer conectado sem internet?
Antes de tudo, é importante entender que estar "conectado sem internet" é diferente de uma desconexão manual. Isso ocorre quando o roteador consegue se comunicar com o seu computador ou celular, mas não consegue transmitir ou receber dados do provedor. Por isso, surge a mensagem: "Conectado sem internet".
Esse problema pode ter diversas causas, como:
- Problemas no roteador: O roteador é o dispositivo responsável por distribuir a conexão de internet. Qualquer falha técnica ou configuração incorreta pode impedir o acesso à internet, mesmo que você esteja conectado à rede Wi-Fi.
- Falhas no modem: O modem conecta sua rede doméstica à internet. Problemas no modem ou nos cabos podem interromper a navegação.
- Sinal fraco: Um sinal Wi-Fi fraco pode dificultar a conexão. Estar longe do roteador ou ter obstáculos físicos, como paredes, pode interferir no sinal.
- Configurações incorretas: Configurações erradas ou conflitos no endereço IP da rede podem resultar em "conexão sem internet".
- Problemas na operadora: Em alguns casos, a falha pode estar no provedor de internet, que pode estar enfrentando interrupções ou realizando manutenções.
Conectado sem internet: como resolver?
Se você está enfrentando dificuldades de conexão, confira as principais dicas para solucionar o problema e retomar seu acesso à internet. Continue!
Desligue e ligue o Wi-Fi
Muitas vezes, o problema pode ser resolvido reiniciando o Wi-Fi. Desative o Wi-Fi do seu celular ou computador por alguns minutos e ative-o novamente. Após reconectar, observe se o símbolo do Wi-Fi apresenta um ponto de exclamação. Caso ainda esteja lá, isso indica que o problema ainda não foi resolvido.
Reinicie seu modem
Se o problema persistir, é possível que a origem da falha esteja no modem. Nesse caso, reiniciá-lo pode ajudar a restabelecer a conexão. O processo é simples: desligue o dispositivo da tomada, aguarde cerca de 30 segundos e ligue-o novamente.
Ao realizar esse procedimento, você força o modem a estabelecer uma nova comunicação com o provedor, o que pode resolver o problema da falta de conectividade.
Desligue e ligue o seu computador
Outra solução prática é reiniciar o computador ou celular. Isso pode corrigir falhas de "conectado sem internet", especialmente quando múltiplas tarefas em segundo plano estão consumindo recursos do sistema.
Isso leva o seu PC a diminuir a capacidade de processamento. Quando você desliga e liga o computador, ocorre uma limpeza das tarefas, liberando mais memória e processamento do aparelho.
Veja se a conexão está limitada
Você pode ter alterado a limitação de dados do seu plano e isso prejudica a conectividade. Existem alguns passos para verificar.
- No Windows, clique no botão de Iniciar e vá até o símbolo de configurações.
- Acesse a opção de rede ou Wi-Fi.
- Clique na rede Wi-Fi que está com problema de conexão.
- Vá em propriedades.
- Procure por conexão limitada e desative a opção, caso esteja ativada.
Problemas na placa de rede
A sua placa de rede pode ser um dos motivos da falha na conexão de internet. Muitas vezes, o driver está desatualizado ou mesmo, foi apagado, também é possível que o adaptador de rede esteja desativado.
Para atualizar o driver da placa de rede é bem simples:
- Vá até a aba de pesquisa e digite gerenciador de dispositivos ou pressione a tecla Windows junto a tecla R.
- Ao abrir, veja a opção adaptadores de rede, se for preciso expanda. Ali está a lista de drivers.
- Procure se tem algum com problemas, geralmente haverá um “X” vermelho ao lado.
Agora para ativar o adaptador:
- Vá até a configuração no menu iniciar.
- Clique em Rede.
- Procure por “Configurações avançadas de rede” e o item “Alterar as opções de adaptador”.
- Clique no ícone da sua placa e selecione ativar.
- Pronto.
Contate a sua operadora
Se nenhuma das opções acima resolver, o problema pode estar na operadora. Instabilidades regionais ou manutenções programadas são causas frequentes.
No caso da Oi Fibra, você pode entrar em contato com o suporte pelo aplicativo Minha Oi ou pelo telefone: 0800 031 8000. No próprio app, é possível verificar o status da sua conexão e conferir se há manutenções em andamento na sua área.
Ainda está com problemas? Considere trocar de operadora
Se o problema persiste, talvez seja hora de mudar. A Oi Fibra oferece planos de 200 Mega a 1 Giga, garantindo estabilidade e menos quedas graças à tecnologia de fibra ótica.
Descubra mais sobre nossos planos e escolha o ideal para você!
Leia Mais
Celular não conecta no Wi-Fi: veja o que fazer
Roteador para jogos: como configurar da melhor maneira