Como ter internet com Wi-Fi em toda a casa?
Quer ter qualidade de sinal em todos os cômodos da sua residência? Veja dicas de como melhorar o sinal do Wi-Fi!
O sinal de Wi-Fi se distribui por toda a casa. Quanto mais perto do sinal você estiver, melhor será sua qualidade. Contudo, você não contratou uma conexão wireless para ficar colado no aparelho roteador, certo? Ter Wi-Fi na casa toda é um sonho possível, bastam algumas modificações.
Tá achando o sinal do roteador meio fraco? Neste post, você vai ver algumas dicas para ter Wi-Fi na casa toda. Confira!
Como ter Wi-Fi na casa toda?
Veja o que fazer para ampliar o sinal do seu roteador:
1. Plano mais potente
Muitas vezes, o que faz com que o sinal do Wi-Fi fique limitado não é necessariamente a qualidade do sinal, mas a sua capacidade. Se você mora com mais pessoas que acessam a internet ao mesmo tempo, esse sinal ficará prejudicado. Para ter Wi-Fi em toda a casa, é importante sim ter um plano mais robusto, capaz de suportar diversos aparelhos conectados.
2. Tecnologia fibra ótica
A fibra ótica é, atualmente, a melhor tecnologia de internet residencial. Como os dados são transmitidos por feixes de luz, conseguem chegar com mais rapidez até o roteador. Além disso, o cabo é mais resistente a interferências externas e eletromagnéticas, o que proporciona mais estabilidade.
3. Local do roteador
O ideal é que o roteador não fique escondido, e sim em um ponto central da casa, sem interferências (que você vai conhecer a seguir). Assim, ele consegue se expandir com mais facilidade.
Nada de colocar o roteador dentro do armário. O aparelho ficará protegido, mas o sinal de Wi-Fi também!
Ah! O sinal do seu Wi-Fi é transmitido em todas as direções, mas chega com mais intensidade ao lado para o qual a antena está apontando.
4. Cuidado com as interferências
Parece bobagem, mas sua casa pode estar com diversos “inimigos” do Wi-Fi, que impedem que o sinal se expanda com mais qualidade. Conheça alguns:
- dispositivos sem fio no geral, como telefone fixo e babá eletrônica;
- banheiro (principalmente se tiver azulejos);
- paredes, principalmente as grossas;
- cabos desprotegidos;
- secador de cabelo;
- vaso de planta;
- caixa d’água;
- micro-ondas;
- espelhos;
- aquário;
- metais.
5. Tecnologia mesh
Se a sua casa é mais ampla e conta com obstáculos que não podem ser removidos, uma ótima alternativa é adotar a rede mesh. Para isso, é preciso ter dois ou mais roteadores com esse tipo de tecnologia.
Na rede mesh, cada roteador funciona como um módulo. O primeiro roteador funcionará como o principal, que vai transmitir o sinal aos demais aparelhos sem que haja perda de sinal. A rede continuará sendo única.
Ao andar pela casa, a rede vai identificar o módulo mais próximo, que estará configurado da mesma forma que a unidade principal.
Ao adquirir aparelhos mesh, você também amplia o sinal Wi-Fi para diferentes pontos da casa que sofrem com a perda de sinal. Se sua casa é um sobrado, colocar um roteador em cada andar ajuda a manter o sinal nos dois locais.
E qual a vantagem da rede mesh em relação a repetidores Wi-Fi? Ela oferece mais qualidade pois cria uma rede única, sem perda de sinal entre a unidade primária e as demais. Para isso, é preciso contar com aparelhos que sejam capazes de cobrir todos os principais pontos da casa.
Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium: internet onde você mais precisa
Se você quer ter internet na casa toda, a melhor opção é a tecnologia mesh. As soluções Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium trazem roteadores mesh que criam uma rede inteligente e única, capaz de solucionar problemas de conexão antes mesmo que você perceba.
E não para por aí. Os planos Oi Fibra X Premium também contam com FTTR (fiber to the room ou fibra até o cômodo) que garante que o sinal chegue com máxima qualidade nos locais onde você mais utiliza sua conexão.
Quer ter internet Wi-Fi com mais qualidade e estabilidade na sua casa? Conheça Oi Fibra!