Como saber quem está usando meu Wi-Fi?
Dificuldade para carregar sites? Luzes do roteador não param de piscar? Cuidado, isso pode ser um sinal de que alguém está usando o seu Wi-Fi
Já teve a impressão de que a sua internet está meio lenta? Tentou navegar e percebeu que as páginas demoram para carregar? Notou que as luzes do roteador estão piscando constantemente? Pois é, isso pode ser um sinal de que outra pessoa está usando sua internet.
Os motivos podem ser variados: uma senha fraca ou uma configuração incorreta do roteador já são o suficiente para que alguém acesse sua rede Wi-Fi. Como descobrir quem? É o que você vai aprender neste post. Confira!
Como saber quem está usando o meu Wi-Fi?
Dependendo do dispositivo que você usa, existem muitas formas de descobrir quem está usando o seu Wi-fi. Aqui, você vai saber como checar tanto pelo computador quanto pelo seu dispositivo móvel.
No computador
Primeiro, você precisa descobrir o endereço IP do seu roteador. Há três formas de fazer isso:
- Ligar para o suporte do aparelho;
- Verificar o endereço padrão de fábrica na parte traseira do roteador;
- Acessar as configurações pelo Windows.
No último caso, é preciso entrar no prompt de comando. Para isso, existem alguns procedimentos:
Na barra de pesquisa do Windows, digite “cmd” e pressione Enter. Isso abrirá o "Prompt de Comando". No prompt, digite “ipconfig” e pressione Enter novamente.
Você verá uma série de informações sobre a sua rede, procure na última linha “Gateway padrão”. Ao lado, aparecerá uma sequência numérica, algo como: 192.168.0.2 — esse é o IP do seu roteador.
Com esse número em mãos, abra o navegador, digite a sequência na barra de endereços e pressione Enter. Uma página de configuração do roteador será aberta. Insira o usuário e a senha do aparelho.
Assim que acessar a página do roteador, procure pela opção que mostra os dispositivos conectados à sua rede.
No celular
No celular, o processo é um pouco diferente, pois existem aplicativos que ajudam a identificar diretamente quem está usando seu Wi-Fi.
Entre algumas opções estão:
- IP Tools: WiFi Analyzer: além de auxiliar na otimização da rede, permite realizar uma varredura completa, exibindo todos os dispositivos conectados.
- Fing: esse aplicativo identifica os dispositivos conectados ao seu Wi-Fi e possui uma função para teste de velocidade.
- Quem usa meu Wi-Fi: simples de usar, basta instalar para começar a varredura. Ele também oferece um gráfico de monitoramento da rede.
Como bloquear alguém que está usando o meu Wi-Fi?
Ok. Você descobriu que alguém está utilizando o seu Wi-Fi? vão algumas dicas do que fazer:
Primeiro, troque a senha do roteador.
Se isso não resolver, será necessário bloquear o dispositivo manualmente. Para isso, você precisará conhecer o endereço MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia).
Ele é o endereço físico e único associado a aparelhos conectados à rede, e geralmente está gravado no hardware. Ele é encontrado em diversos dispositivos, como roteadores, computadores, smartphones e tablets.
Existem algumas formas de descobrir qual é o MAC do seu dispositivo:
Windows
Método 1: Configurações
- Vá no menu Iniciar e selecione Configurações.
- Clique em Rede e Internet.
- Selecione: Ver suas propriedades de rede.
- O endereço MAC estará listado na seção do adaptador de Wi-Fi como "Endereço físico" (MAC).
Método 2: Prompt de Comando
- Pressione as teclas Win + R para abrir o Executar.
- Digite cmd e pressione Enter.
- No prompt de comando, digite ipconfig /all e pressione Enter.
- Localize o "Endereço físico" na seção “Adaptador de Rede sem Fio Wi-Fi.
Android
- Vá para Configurações.
- Toque em Sobre o telefone ou Sistema.
- Selecione Status ou Informações de hardware.
- O endereço MAC será exibido próximo a "Endereço MAC Wi-Fi".
iPhone
- Abra o menu "Ajustes" do seu iPhone.
- Toque em "Geral".
- Selecione "Sobre".
- Vá até a seção "Wi-Fi": O endereço MAC será exibido ao lado da opção "Endereço Wi-Fi.
Encontrou o endereço? Agora é só fazer isso:
- Abra um navegador de internet e digite o endereço IP do seu roteador. Faça login com as credenciais de usuário e senha.
- Vá até a seção de “Controle de Acesso” ou “Filtragem MAC” no menu da página do roteador. Se for preciso, ative a opção de Controle de Acesso.
- Insira os endereços MAC dos dispositivos que você deseja bloquear.
- Salve as configurações, e pronto!
Como evitar que entrem em meu Wi-Fi?
Mesmo que você não tenha encontrado nenhum tipo de intruso, é importante adotar algumas medidas para evitar vulnerabilidades na sua rede. A seguir, separamos quatro dicas para aumentar a segurança da sua rede Wi-Fi e proteger o seu acesso.
1. Altere a senha padrão do seu roteador
Essa primeira medida pode parecer óbvia, mas muita gente esquece de ter esse cuidado. Mudar a senha padrão do seu roteador é importante, pois, em muitos casos, são senhas fáceis de descobrir e podem ser usadas por invasores para acessar sua rede.
A dica é criar uma sequência complexa que combine letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais. E nunca use informações pessoais óbvias, como datas de aniversário ou nomes.
2. Use criptografia
Isso pode parecer uma configuração mais avançada, mas outra forma de reforçar sua rede é verificar se ela tem um protocolo de criptografia forte, como WPA2 ou WPA3. Eles são interessantes, porque oferecem mais segurança, dificultando o acesso não autorizado aos dados da sua conexão. Normalmente, é possível ajustar o padrão de criptografia nas configurações do roteador.
3. Desative a transmissão do SSID
Para tornar sua rede menos visível, você pode desativar a transmissão do SSID (nome da rede). Isso significa que sua rede não aparecerá na lista de redes disponíveis para dispositivos próximos, dificultando que pessoas não autorizadas tentem se conectar. Você pode fazer isso, acessando as configurações do seu roteador, como ensinamos nos tópicos anteriores.
4. Atualize o firmware do roteador
O firmware é o software que controla o seu roteador e deve ser mantido atualizado para garantir que você tenha as últimas correções de segurança. Nosso conselho é acessar as configurações do seu roteador regularmente para verificar se há atualizações disponíveis.
Como saber quais aparelhos estão conectados na minha rede Oi Fibra?
Para quem usa Oi Fibra, há uma forma fácil de verificar os dispositivos conectados. No aplicativo Técnico Virtual: Suporte da Oi, você encontra informações sobre sua conexão e um botão chamado “Veja os dispositivos conectados na sua rede”. Basta clicar para visualizar quais aparelhos estão conectados.
Gostou de saber que está usando o seu Wi-Fi? Tem interesse em trocar de plano ou quer experimentar os benefícios da fibra ótica? Então, conheça os planos de internet da Oi Fibra disponíveis na sua cidade.
Leia Mais: