Como evitar delay nas transmissões de futebol ao vivo?
Veja como não ter delay na hora de assistir futebol online. Saiba como evitar atrasos na transmissão!
Você está conectado à internet, assistindo ao seu time favorito, então acontece a seguinte cena: o ponta corre pela canto do campo. Os zagueiros do time adversário se aglomeram na área, enquanto o lateral corre desesperadamente após levar um drible daqueles.
O ponta cruza para a área; a bola parece ter destino certo, e você sabe disso — viu o atacante disparando em direção ao centro.
Toda a tensão. O momento parece parar.
Então... você ouve: Gol!
Mas não, o grito não é do narrador. É do seu vizinho.
Pois é, nada é mais frustrante do que acompanhar a partida do seu time, seja pela TV ou pela internet, e enfrentar um atraso. Quem nunca ouviu o vizinho gritar “gol” antes mesmo de ver a jogada?
Embora essa situação seja comum, existem maneiras de evitar ser o último a saber do gol — ou do momento em que seu time leva um.
Neste texto, reunimos as melhores dicas para lidar com o delay e assistir ao futebol online sem transtornos. Vamos lá?
O que é delay?
Delay ocorre quando as informações enviadas pelo servidor demoram a chegar ao dispositivo, causando um atraso no tempo de resposta. Esse fenômeno não é exclusivo das transmissões de futebol.
Por exemplo, programas jornalísticos com reportagens ao vivo também sofrem com delay. Quem nunca viu aquele momento em que o apresentador faz uma pergunta e o repórter demora alguns segundos para responder? Pois é, isso é um delay na comunicação.
O que é delay online?
O delay online é um tipo de atraso que ocorre entre o envio e o recebimento de dados entre o servidor e o dispositivo. Essa situação é comum em transmissões via streaming, seja de vídeo ou de áudio.
Por que acontece o atraso ao assistir futebol ao vivo?
O atraso pode ocorrer por diversos fatores que têm relação direta com o tipo de transmissão que você faz, isto é, TV digital ou analógica, serviço de streaming, TV aberta ou por assinatura, etc.
TV Digital e TV Analógica
Embora a maioria dos dispositivos utilize a transmissão digital, por muito tempo a TV analógica dominou os lares brasileiros. Curiosamente, apesar de ser mais antiga, a transmissão analógica era mais rápida, apresentando menos atraso. No entanto, o sinal frequentemente apresentava problemas, como cortes na transmissão e os famosos “chuviscos”.
Já a TV digital, embora ofereça melhor qualidade de imagem e som, pode ter um pequeno delay, especialmente quando a transmissão é feita em alta definição, pois sinais de maior qualidade tendem a demorar mais para chegar a certos dispositivos.
TV Aberta e TV por assinatura
Neste caso, o tipo de delay varia de acordo com o formato de transmissão. Os canais abertos costumam ser mais rápidos porque não precisam processar e retransmitir o sinal para assinantes, como ocorre na TV por assinatura. Esse processo adicional pode gerar atrasos que variam entre 4 e 10 segundos.
Streamings
Os serviços de streaming apresentam um atraso ainda maior, que pode chegar a 30 segundos, dependendo da qualidade da internet e do próprio serviço de streaming. Isso ocorre devido a diversos fatores, como:
- Tempo de codificação de vídeo.
- Processos de consumo e empacotamento.
- Protocolo de disseminação e transmissão na rede.
- Tamanho do segmento.
- Diretrizes do aplicativo de reprodução.
Como assistir futebol ao vivo sem delay?
Ok. Apesar do delay ser um fenômeno muito comum e dependendo do caso, até inevitável, é possível diminuir a sua ocorrência e curtir o seu time jogar sem receber spoiler do vizinho.
Para assistir futebol sem travar, você pode:
- Desconecte os dispositivos inutilizados: muitos dispositivos conectados podem consumir a banda larga disponível. Dependendo do plano de internet, sua conexão pode não suportar tantos aparelhos simultaneamente, comprometendo a velocidade. Desconectá-los permitirá que o dispositivo que você está usando para assistir use toda a velocidade da sua internet.
- Conecte o seu dispositivo diretamente no roteador: utilizar um cabo Ethernet para conectar o dispositivo ao roteador evita interferências e proporciona uma conexão mais estável e rápida.
- Limpe o cache de seus dispositivos: outra forma de melhorar a transmissão de dados é limpar o cache e o histórico do navegador do seu dispositivo, seja PC ou celular. Você pode fazer isso ao acessar as configurações do programa ou aplicativo.
- Coloque o roteador em pontos mais altos: posicione o roteador em um local elevado. Quanto maior a altura, melhor será a propagação das ondas de Wi-Fi, o que pode melhorar significativamente a qualidade da transmissão.
- Reinicie o seu roteador: reiniciar o roteador ajuda a restaurar configurações e força a retransmissão dos dados, o que pode melhorar a velocidade e reduzir o delay.
- Reduza o buffer dos conteúdos: Outra maneira de diminuir o delay é reduzir o buffering da transmissão. Você pode fazer isso reduzindo a qualidade do vídeo, por exemplo, se ele está em HD, você pode colocar em 480p. No entanto, se sua conexão não for de qualidade, isso pode afetar o envio de dados, causando interrupções no sinal.
Como assistir futebol sem travar?
Se o delay é um problema constante, a melhor solução é investir em um novo plano de internet que ofereça mais velocidade e estabilidade. A internet de fibra ótica é a alternativa ideal, pois proporciona uma conexão livre de interferências e com alta rapidez.
A Oi Fibra, por exemplo, oferece uma variedade de planos com fibra ótica perfeitos para assistir futebol ao vivo e usar serviços de streaming sem preocupações. Nos planos de internet residencial da Oi Fibra, você encontra velocidades que variam de 200 Mega a 1 Giga, garantindo:
- Mais estabilidade para sua conexão.
- Possibilidade de instalação de múltiplos pontos de Wi-Fi.
- Baixa latência, que é o tempo de atraso no envio e recebimento de dados, essencial para eliminar o delay.
Quer ter fibra ótica de qualidade e assistir futebol em tempo real sem atrasos? Conheça os planos da Oi Fibra!
Leia Mais
Qual a velocidade de Oi Fibra ideal para streaming de futebol?
Oi Fibra X Premium vs Oi Fibra tradicional: Qual escolher?