Como a fibra ótica funciona?
Já pensou em como a internet faz para chegar até a sua casa? Entenda como a fibra ótica funciona e por que essa tecnologia é a mais estável e veloz da atualidade!
Quem tem conexão em casa desde quando a internet era mato com certeza já passou pelas diferentes tecnologias, como a discada, a rádio, a cabo e a fibra ótica, a melhor da atualidade. Mas você sabe como esta última funciona?
Imagine seus dados passando por um fio quase tão fino quanto um cabelo. Assim é a fibra ótica! Feita de vidro e isolada por algumas camadas de proteção, a tecnologia é bastante delicada mas, ao mesmo tempo, conta com cabos tão resistentes que não são abalados por fatores climáticos, como chuvas ou calor extremo. E você pode tê-la aí mesmo, na sua casa. Já pensou nisso?
Continue a leitura e entenda como a fibra ótica funciona!
Quais as vantagens da fibra ótica?
A fibra ótica não superaquece, não corrói nem sofre interferências eletromagnéticas, como ocorre com os cabos convencionais, feitos de cobre. Essas qualidades fazem com que ela seja bem mais estável e exija menos manutenções — o que pode até reduzir o custo para o cliente final.
Monomodo e multimodo
Existem dois modelos de fibra ótica: a monomodo e a multimodo. Na monomodo, o feixe de luz percorre um único caminho. Com ela, são possíveis enlaces de fibra ótica de longa distância — de mais de centenas de quilômetros — sem precisar de repetidores de sinal.
Apesar de tecnicamente superior, a fibra ótica monomodo é mais cara e complexa de implementar que a multimodo. Consequentemente, o valor final para o consumidor fica muito alto.
Já na fibra multimodo, os feixes podem percorrer diversos caminhos dentro do núcleo. Ela tem uma atenuação do sinal maior que a da monomodo, mas também mais barata e simples de implementar. Isso permite que seu uso se popularize em curtas distâncias, como as redes domésticas e comerciais.
A internet fibra costuma chegar do provedor até sua casa de duas formas:
- FTTC (fiber to the curb ou fibra até o meio-fio): leva a fibra ótica até o poste da sua rua. Do poste até a casa, utiliza-se um cabo coaxial — o tradicional cabo de cobre. Esse “corte” do uso de um cabo de fibra ótica costuma comprometer a qualidade e a velocidade do sinal que chega até a sua residência;
- FTTH (fiber to the home ou internet até a casa): os cabos de fibra vão desde a operadora até o poste e, por fim, a sua residência. Com isso, você tem fibra ótica por todo o percurso que o sinal faz até o seu roteador, além de uma conexão mais rápida e confiável.
A Oi oferece internet banda larga FTTH, ou seja, fibfra ótica de ponta a ponta. Tenha qualidade de conexão por todo o percursos que a internet faz até chegar a sua residência. Assim, você tem uma experiência de fibra de verdade, de ponta a ponta. Conheça os planos Oi Fibra!
Como os dados são transmitidos pela fibra ótica?
Os dados são convertidos em luz. Os dispositivos que utilizam a internet, como computadores e smartphones, tratam os dados de forma binária — em zero e um — por meio de pulsos elétricos. Quando eles chegam ao roteador, ocorre a conversão desses pulsos elétricos em óticos. Dessa forma, eles podem ser transmitidos pelas fibras.
Como as fibras são feitas de vidro puro e isoladas por uma camada antirreflexiva, esses pulsos conseguem passar de uma ponta a outra quase sem interferência e com muita rapidez.
Pesquisadores testam os limites de velocidade da fibra ótica diariamente. O último recorde registrado foi 1,53 petabit/segundo. A internet residencial é de, no máximo, um gigabit/s — um petabit equivale a um milhão de gigabits. Consegue imaginar tamanha rapidez?
Então, o que isso significa para a nossa realidade? Que, com o tempo e com o desenvolvimento tecnológico, teremos planos de internet cada vez mais velozes.
Quais as vantagens da internet fibra ótica?
Um bom plano de internet fibra ótica FTTH oferece mais velocidade e estabilidade na trasmissão de dados, com menos interferências causadas por fatores externos. Além disso, tem muito mais durabilidade — por volta de 25 anos.
A fibra ótica também é feita de sílica, matéria-prima muito mais abundante do que a utilizada nos cabos coaxiais comuns.
Observe apenas se o seu roteador conta com as especificidades que a internet fibra ótica necessita para rodar plenamente.
Na instalação de Oi Fibra, a ONT (aparelho que leva a internet até a sua casa e conta com função de roteador integrada) conta com a rede Wi-Fi 6E GHz, a mais rápida disponível atualmente e que permite que sua conexão chegue a um giga de velocidade, dependendo do plano contratado.
Oi Fibra: internet fibra ótica de verdade
Agora que você já conhece as vantagens da internet fibra ótica e todo o processo que ela passa até chegar a sua casa, que tal escolher o seu plano?
Oi Fibra oferece fibra ótica de verdade, que vai desde a central até a sua residência. Se o seu plano tem um giga, você vai contar com instalação e aparelhos capazes de transmitir os dados em plena velocidade.
Se você ainda não aderiu, conheça Oi Fibra agora mesmo e escolha o plano ideal para você!