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Celular não conecta no Wi-Fi: veja o que fazer

Ligou o Wi-Fi no seu smartphone, mas não encontrou o sinal do seu roteador de jeito nenhum? Confira nossas dicas para conectar seu celular ao Wi-Fi!

4,7 minutos
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08/05/2024 13:00
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mulher
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Nada melhor do que conectar seu celular numa rede Wi-Fi de qualidade, não é verdade? Atualmente, a maior parte dos brasileiros tem o celular como principal ferramenta de acesso à internet. Portanto, quando o dispositivo não consegue encontrar o roteador, bate aquele desespero!

Tá com problemas para encontrar o sinal do seu roteador? Neste post, você vai conferir diversas dicas para conectar seu celular ao Wi-Fi. Continue a leitura:

O que fazer quando o celular não se conecta no Wi-Fi?

Veja qual o passo a passo para que o aparelho volte a encontrar a rede wireless:

1. Verifique outros aparelhos

Pode parecer uma dica boba, mas muitas vezes a gente nem repara se os outros aparelhos estão conectados ao Wi-Fi. Verifique se seu computador, aspirador de pó ou outro eletrodoméstico está conectado e funcionando.

Quando a internet não é fibra ótica, é comum que ela caia em dias de chuva, por exemplo.

2. Cheque as configurações

Ainda nos check-ups mais básicos, dê uma olhada na configuração do seu aparelho. Nos aparelhos Android, é comum encontrar em Configurações > Rede e internet. Veja se o Wi-Fi está ativado e clique em cima do ícone. Confira quais as redes disponíveis e se a do seu roteador aparece dentro da lista. Então, é só clicar em cima da sua rede e colocar a senha.

Ah, e veja se a senha está correta. Se você estiver em outro local que não seja a sua residência, o problema pode ser justamente a mudança de palavra-chave.

3. Reinicie o celular e o roteador

O simples ato de reiniciar o celular e o roteador pode ajudar sim o aparelho a reconhecer e se conectar com o sinal wireless. Quando você reinicia, é como se o dispositivo “limpasse” a memória dos dados em excesso que podem travar a conexão. E isso é muito mais comum em aparelhos que ficam ligados permanentemente, como o celular e o roteador. 

No caso do celular, basta clicar em “reiniciar”. Já no roteador, desligue o aparelho, espere 30 segundos e ligue-o novamente.

4. Entre e saia do modo avião

Essa dica vai funcionar quase como se você estivesse reiniciando o aparelho — com a diferença de que vai reiniciar apenas os dados de conexão. Ao entrar no modo avião, o Wi-Fi e os dados móveis se desconectam automaticamente. Espere alguns segundos e saia do modo.

5. Cheque as frequências

Um smartphone mais antigo pode trabalhar apenas na frequência 2,4 GHz, enquanto os roteadores mais modernos trabalham com 5 GHz. Por isso, o ideal é que o roteador seja dual-band, que opera nas duas frequências e é capaz de suportar mais aparelhos.

6. Reinicie as configurações do celular

Caso nenhuma das dicas tenha dado certo, o ideal é reiniciar todos os ajustes de rede do aparelho. Nesse caso, ele vai se “esquecer” de todas as redes Wi-Fi e senhas salvas, inclusive a da sua residência. Assim, o aparelho será obrigado a buscar novamente os sinais próximos, o que pode solucionar o problema.

No iPhone, você pode restaurar as configurações de rede em Ajustes > Redefinir. Já no Android, as configurações mudam conforme o aparelho.

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