O que é FPS e como ele pode influenciar nos jogos
Você tem notado que os jogos não rodam bem no seu computador? O problema pode estar na quantidade de FPS que sua placa de vídeo é capaz de rodar. Entenda!
Você já se perguntou como os gráficos de um jogo conseguem ter tanta qualidade? Para que toda a animação rode da melhor maneira possível, você precisa estar atento a uma medida: o FPS.
Calma: não estamos falando do FPS de first-person shooters (jogos de primeira pessoa), mas daquele que mostra a quantidade de quadros que cada segundo do seu jogo apresenta. Saber esse valor é importante tanto para entender a complexidade dos gráficos quanto para escolher um computador ou uma nova placa de vídeo.
Entenda o que é e como medir o FPS em jogos:
O que é FPS em jogos?
FPS é a sigla para frames per second ou, no bom português, frames por segundo. Essa medida é fundamental para entender a qualidade da animação e dos gráficos.
Também chamado de quadro, o frame é como se fosse cada uma das “fotos” que, juntas, vão formar um vídeo.
Uma animação é feita de várias imagens fixas que, quando passadas aceleradamente, ajudam a dar a ideia de movimento em um filme, desenho animado ou videogame.
Um jogo com 60 FPS exibe 60 frames a cada segundo; já o de 30 FPS exibe 30 quadros no mesmo período. O jogo com mais FPS mostra a animação com mais rapidez, complexidade e detalhamento. Quanto mais frames um game tiver, mais qualidade costuma ter.
Como o FPS influencia nos jogos?
O FPS é influenciado por todas as peças de um computador. Numa lista de prioridades, ele é fundamental principalmente na hora de adquirir uma nova placa de vídeo.
A placa é a peça que vai renderizar os gráficos em 3D. Quanto maior o seu poder de processar essas imagens, mais rápido o game vai rodar na máquina.
Além do mais, a maior quantidade de FPS permite que você consiga rodar jogos mais complexos, com alta qualidade de imagem, maior nível de informações na sua tela e menor espaçamento entre um frame e outro.
FPS e Hertz
Hertz é a medida utilizada para saber quantas vezes por segundo a placa de vídeo consegue atualizar a imagem. Resumindo: um monitor 60 Hz consegue mostrar 60 novos frames por segundo. Atualmente, o mercado conta com monitores que chegam a 480 Hz. Há um modelo da ASUS, o ROG Swift Pro PG248QP, com taxas que chegam a 540 Hz, mas ainda não está disponível no Brasil.
Processador
Além da placa de vídeo, outro componente fundamental para rodar mais FPS é o processador. Enquanto a placa renderiza gráficos, o processador é o que vai fazer o jogo rodar. Portanto, mesmo que sua placa tenha a maior quantidade de Hertz do mercado, a taxa de quadros ficará limitada se a sua CPU for fraca.
Qual o mínimo de FPS para jogar?
O mínimo seria de 30 FPS, porém o ideal é que sua placa tenha, pelo menos, 60 Hz. Mas não se preocupe: a maioria dos monitores considera esse valor como mínimo, portanto é comum encontrá-lo em desktops e monitores básicos.
Então, um monitor de 30 Hz não consegue rodar um jogo? Consegue, mas em games como Spider-Man, a animação fica um pouco travada e sem qualidade. Para um melhor desempenho, considere o melhor custo-benefício que uma placa pode te oferecer.
Em jogos de primeira pessoa, a capacidade de rodar muitas imagens por segundo pode significar a vitória na partida.
Já no processador, vale investir num chip de mais qualidade, também pensando no melhor custo-benefício. Além de rodar os jogos, ele vai servir para processar todas as atividades do seu computador.
Como medir o FPS?
A maneira mais fácil é usando o programa MSI Afterburner. Ele mede o FPS de cada jogo e ajuda a melhorar o desempenho da sua placa de vídeo.
Caso você não queira baixar um programa, alguns jogos populares oferecem a possibilidade de habilitar um contador interno de FPS. League of Legends, Valorant, Call of Duty: Warzone e Fortnite são alguns deles.
Em Fortnite, vá em Configurações > Vídeo > Mostrar FPS. Já em League of Legends, é só pressionar Ctrl+F.
Oi Fibra: a internet ideal para gamers
Você pode ter uma placa de vídeo de 480 Hz e um processador de última geração, mas isso não vai adiantar se sua internet for lenta, não é verdade?
Oi Fibra é a internet que traz fibra ótica de ponta a ponta para que você tenha a melhor experiência enquanto joga, trabalha ou monta sua casa inteligente. Com planos a partir de 200 mega, você tem conexão suficiente para fazer tudo o que precisa, além de tecnologias de ponta para melhorar a velocidade onde mais utiliza sua internet.
Quer saber mais? Conheça Oi Fibra!