logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Dia das Crianças: conheça brinquedos eletrônicos marcantes

Você já sonhou em capturar pokémons ou brincar com um Furby? Faça uma viagem no tempo e conheça brinquedos eletrônicos que fizeram história!

6,2 minutos
|
10/10/2023 16:56
|
mulher
mulher
 

Cada geração tem um brinquedo preferido. Barbie (ou a Susy!), o pogobol e até o celular marcaram milhões de crianças no mundo inteiro. O mais bacana é que, por meio de cada jogo ou boneco, podemos acompanhar o desenvolvimento tecnológico de cada década. 

Embora pareçam mais atuais, os jogos eletrônicos já estão conosco há décadas! Do Atari ao celular, a evolução trouxe gráficos mais realistas ou envolventes, como no caso do Fortnite.

Com a chegada do Dia das Crianças, venha fazer uma viagem ao tempo! Conheça um pouco mais sobre esses brinquedos eletrônicos que fazem parte da nossa história:

Atari

Já passou muito sufoco jogando Pac-Man? Embora ainda seja popular, o game surgiu como um cartucho para o Atari 2600, o “avô” do videogame — que, aqui no Brasil, chegou em 1983. Além do famoso come-come, o console ganhou muitos fãs com o Enduro (um dos primeiros jogos de corrida lançados), Space Invaders, River Raid, Pitfall e Frogger.

Meu Primeiro Gradiente

Se você nasceu na década de 1980 e gostava de cantar ou fingir que apresentava um programa de televisão, com certeza sonhou em ter Meu Primeiro Gradiente. Lançado em 1989, o aparelho colorido tinha botões de controle, entrada para fita cassete e um microfone. Fez tanto sucesso que foi relançado posteriormente com configurações mais modernas. Até hoje dá para comprar para o seu filho e matar as saudades da infância.

Game Boy

Também lançado em 1989, o Game Boy foi um console portátil lançado pela Nintendo — o primeiro do mercado que permitia a troca dos cartuchos. Seu display era de cristal líquido com fundo verde, enquanto os jogos eram em preto e branco.  Aqui no Brasil, os consoles portáteis (ou minigames) mais baratos se popularizaram. Você com certeza teve um deles: com a promessa de “mil jogos em um”, eram apenas os mesmos jogos repetidos diversas vezes. Mas quem nunca se divertiu com o Tetris ou uma partida de corrida, não é verdade?

Game Gear

Ainda no assunto game portátil, vamos lembrar daquele console que você só podia jogar quando visitava seu primo rico. Lançado em 1991, o Game Gear era bem maior que o Game Boy e ainda precisava de seis pilhas AA para funcionar! 

Para compensar, tinha som estéreo e conseguia exibir 32 cores simultaneamente. Quem levava para a escola era o rei do recreio!

Nintendinho

Lançado logo depois do Atari, o Nintendo Entertainment System (conhecido como NES ou Nintendinho) chegou no Brasil apenas em 1993, mas trouxe uma série de jogos que se tornaram clássicos, como Zelda e Duck Hunt.

Se você é dessa época, com certeza pausou o jogo do Mario, foi dormir e acordou com uma bronca da sua mãe por ter deixado o console ligado a noite inteira. Como explicar para ela que não dava para perder a partida?

Furby

Meio monstrinho, meio coruja, o Furby foi um dos primeiros brinquedos interativos lançados no mercado. É, de certa forma, parte da “inteligência artificial” dos anos 90: apesar de ser um boneco, ele também precisava de cuidados especiais, como um pet (ou um Tamagotchi).

O mais interessante é que, na sua primeira versão (1998), o Furby saía da caixa sem saber inglês e se comunicava com um idioma próprio (o “furbish”). Ele ia aprendendo a língua do seu amigo humano enquanto se integrava à vida dele. A ideia era simular o processo de aprendizagem.

Tamagotchi

Ele bombou nos anos 1990, mas ainda não saiu de moda. O Tamagotchi é uma espécie de “pet virtual”. Era certo a gente chegar na escola e dar comida, banho, remédios, brincar e esperá-lo acordar para cuidar de novo.

O bichinho podia ser desde um cachorro até um dinossauro, dependendo do aparelho.

Show do Milhão

Admita: você passava suas noites em frente à televisão acreditando que seria capaz de ganhar um milhão de reais! Além do programa, o Show do Milhão também teve suas versões para computador e Mega Drive — esta última, numa parceria entre SBT, SEGA (dona do console) e TecToy, que fabricava e vendia o aparelho no Brasil.

Além disso, a emissora e a TecToy também lançaram o Show do Milhão na versão minigame. Em todos os jogos, você podia chegar até a pergunta principal e ter a sensação de vencer o programa.

Jogos on-line

Na década de 2000, voltar das escola e passar as tardes jogando Counter-Strike era regra para muitos adolescentes. Então, não dá para julgar seu filho por chegar ansioso por mais uma partida de Fortnite!

Muitos jogos populares atualmente já tem mais de uma década de fama. Por isso, é bem capaz de pais e filhos se apaixonarem pelo mesmo game. Para se ter uma ideia, The Legend Of Zelda foi lançado em 1986! Aliás, quanto tempo você demorou para descobrir que Zelda não era o nome do personagem principal?

E para jogar com a melhor qualidade de imagem e som, nada melhor do que uma conexão com fibra ótica de ponta a ponta. Conheça Oi Fibra!

Veja também