logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

Descubra o que é DNS e para que serve

A gente já se acostumou, mas é incrível que uma simples URL possa nos levar a uma página — e isso só é possível graças ao DNS. Entenda como funciona!

5,4 minutos
|
03/05/2024 13:00
|
mulher
mulher

 

Você já percebeu como é cada vez mais simples encontrar um site que precisamos acessar? Antes, a gente tinha que digitar até o www; hoje, basta colocar a primeira letra que o Google já sugere a URL com base no nosso histórico. Mas isso só é possível graças ao DNS.

É bem provável que você já tenha ouvido falar nessa tecnologia, mas sabe para que ela serve? Neste post, você vai entender o que é DNS, como ele funciona e muito mais. Confira!

O que é DNS?

O sistema de nomes de domínio, mais conhecido como DNS (Domain Name System), é um banco de dados que “traduz” uma sequência numérica e complexa — o famoso IP — nos endereços de site que conhecemos. É o DNS que permite que você digite www.oi.com.br/blog/ em vez de uma lista de números aparentemente sem nexo.

A importância do IP

Todos os dispositivos que se conectam à internet contam com um protocolo de internet (IP). Essa sequência numérica é como se fosse o RG ou CPF do aparelho, ou seja, é um número para que ele seja identificado na internet ou na rede local.

IPv4, protocolo mais utilizado, é um conjunto de quatro números separados por ponto. Por exemplo: 12.155.1.40. Nesse caso, cada número pode ir de zero a 255. Mas também existe o IPv6, que conta com oito sequências de números separados por dois-pontos, além de letras de A a F.

Você só consegue se conectar à internet graças ao IP: primeiro, é preciso se conectar a uma rede já conectada à internet, que pode ser sua operadora de internet ou uma rede corporativa. Dentro da rede, seu aparelho terá um IP próprio. Depois, você conseguirá se conectar a outros servidores graças às URLs — cada uma delas com seu próprio IP.

O IP é sempre o mesmo?

Como dito, o IP pode ser fixo ou dinâmico. O fixo é fundamental para quem necessita de muita estabilidade, como os serviços de streaming, redes sociais e demais sites comerciais.

Já o dinâmico é o que o usuário final costuma ter. Quando você reinicia seu roteador, por exemplo, o IP muda. Quando você utiliza uma rede Wi-Fi diferente (de uma cafeteria, por exemplo), também ficará com um endereço IP diferente, que será atribuído ao seu aparelho apenas por um tempo.

Como o DNS funciona?

Uma URL passa por quatro tipos diferentes de DNS para que seja acessada corretamente. Eles são:

- servidor DNS recursivo: é o que recebe a URL digitada e procura o IP em seu cache de acesso. Caso não o encontre, ele solicita aos outros servidores;

- servidor de domínios de nível superior (TLD): armazena domínios de nível superior, como “.com” e “.org”;

- servidor autoritativo: é o que retorna o registro DNS equivalente à URL digitada. Caso não o encontre, ele vai retornar com uma mensagem de erro.

- servidor-raiz: seu uso é mais raro. Ele “traduz” os nomes de sites em IPs;

Para que o DNS serve?

Assim como o endereço IP, o DNS é fundamental para o funcionamento da internet. Ele permite tanto que os dispositivos se comuniquem utilizando os códigos numéricos quanto que os usuários possam acessar os sites com uma URL amigável.

Mas o DNS tem outras funções além dessas. Olha só:

Redirecionamento

Sabe quando você digita o endereço de um site, mas ele vai para uma URL diferente? Muitas vezes, a página mudou de domínio, mas não quer perder o tráfego nem deixar os visitantes confusos.

O DNS também ajuda (e muito!) nesse aspecto: ele redireciona solicitações de um nome de domínio para outro. Com isso, os administradores do site podem encaminhar o tráfego entre diferentes recursos ou servidores.

Balanceamento

O DNS também pode distribuir o tráfego entre diferentes servidores não apenas para redirecionar de um domínio para outro, mas também para melhorar a disponibilidade dos serviços on-line.

Sites como o Google contam com diversos IPs que podem ser usados simultaneamente. Assim, evita acúmulo de tráfego e, consequentemente, travamentos.

Viu como o DNS ajuda a gente a ter um acesso rápido e inteligente a todos os sites registrados? E para continuar entendendo sobre o funcionamento da internet, veja agora o que é fibra ótica!

Veja também