logo da oi logo da oi logo da oi Buscar

8 mitos e verdades sobre conexão Wi-Fi

A posição do roteador, a tecnologia de internet e até os objetos da sua casa podem interferir no seu sinal. Conheça 8 mitos e verdades sobre Wi-Fi!

6,3 minutos
|
01/05/2024 13:00
|
mulher
mulher

Quando a gente adquire uma internet de mais qualidade, quer aproveitar para que ela tenha o melhor desempenho Wi-Fi. Por isso, entender como o Wi-Fi opera ajuda a saber o melhor posicionamento do roteador, o que atrapalha ou não o sinal e até quais objetos podem interferir em sua transmissão.

Neste post, você vai conhecer 8 mitos e verdades sobre o Wi-Fi para você entender melhor como funciona o seu sinal. Confira!

1. Wi-Fi com fibra ótica é mais rápido

Verdade. A fibra ótica é uma tecnologia em que pulsos de luz passam por um finíssimo cabo transparente. Com isso, ela chega com muito mais velocidade e sem interrupções.

É preciso, porém, que a fibra ótica seja de ponta a ponta, ou seja, utilizada desde a central da operadora até a sua casa. É a tecnologia chamada FTTH (fiber to the home ou fibra até a casa).

2. Espelhos ajudam a aumentar o sinal Wi-Fi

Mito. É até pior: quando o roteador está próximo a um espelho, o sinal não é transmitido corretamente. A superfície é composta por metal e vidro, dois materiais que interferem na transmissão de ondas eletromagnéticas. 

Tem espelhos muito próximos do seu roteador? Afaste-o desses objetos e repare se a conexão melhorou ou não.

3. A frequência de 5 GHz é melhor que a de 2,4 GHz

Depende. A frequência de 5 GHz tem maior taxa de transferência de dados, o que permite mais velocidade de transmissão. Além disso, sofre menos com interrupções. O problema é que seu alcance é menor. Já a de 2,4 GHz é exatamente o contrário: menor transferência de dados e maior alcance.

Se você for comprar um roteador, é fundamental que ele seja dual band, ou seja, que trabalhe com as duas frequências (bandas). 

4. Reiniciar o roteador pode melhorar a internet

Verdade. Como o roteador fica ligado o tempo inteiro, ele acaba acumulando dados na memória que podem deixar a internet lenta ou instável. Dar um reset “desentala” o aparelho, melhorando a qualidade do sinal.

5. Utilizar mais de um roteador melhora o sinal

Verdade, mas é preciso que sejam roteadores mesh. Nessa rede, cada roteador (é preciso ter pelo menos dois) funciona como um módulo. Esses aparelhos se comunicam e criam uma rede inteligente e única. Então, o usuário pode se movimentar tranquilamente naquela faixa entre os aparelhos sem que haja perda de conexão.

O repetidor é uma tecnologia mais simples e que até ajuda a aumentar o campo de transmissão, mas a qualidade da conexão é afetada por ele não conseguir repetir o sinal por inteiro.

6. Micro-ondas atrapalha o sinal de Wi-Fi

Verdade. O micro-ondas opera na mesma frequência que o roteador, atrapalhando o sinal. Mas isso só acontece quando os dois aparelhos estão próximos. 

O secador de cabelo também atrapalha. Nesse caso, por estar conectado na mesma rede elétrica. Aparelhos ligados na mesma rede geram um ruído que atrapalha o funcionamento. Você se lembra de quando ligava o liquidificador e sua antiga TV de tubo começava a “chuviscar”? É esse o ruído.

E não para por aí! Conheça outros “inimigos do Wi-Fi”:

- cozinha, por ter muitos motores (micro-ondas e geladeira, por exemplo);

- dispositivos sem fio no geral, como telefone fixo e babá eletrônica;

- banheiro (principalmente se tiver azulejos);

- paredes, principalmente as grossas;

- cabos desprotegidos;

- vaso de planta;

- caixa d’água;

- espelhos;

- aquário;

- metais.

7. Trocar a antena pode deixar o sinal mais rápido

Verdade. Se o roteador conta com antenas externas, verifique se há possibilidade de substituí-las. Para isso, é só observar se é possível rosqueá-las.

A medida que mostra a potência de sinal de um roteador é o dBi. Quanto maior o dBi, maior a potência de sinal.

Além de ser uma medida simples, a troca também costuma ser bastante em conta. Uma antena de 8dBi para um roteador simples costuma custar menos de R$30.

8. O roteador deve ficar em um local mais baixo da casa

Mito. O roteador mais próximo do chão não conseguirá transmitir a radiação da melhor forma, já que o sinal se transmite de forma elíptica — não tanto para o alto, mas para os lados e mais abaixo. O ideal é que o roteador fique num local central da casa e, de preferência, mais alto.

Ah, e nada de colocar o aparelho dentro de estantes, armários e afins. Lembre-se de que paredes atrapalham a propagação do sinal.

Bônus: Oi Fibra traz mais velocidade e estabilidade para sua casa

Verdade! Como você viu, a fibra ótica proporciona um sinal Wi-Fi com mais velocidade e estabilidade, já que sofre com menos interferências. Oi Fibra oferece tecnologia FTTH em todos os seus planos, garantindo internet fibra ótica de ponta a ponta para você.

Ah, e se você precisa de mais qualidade de internet em pontos mais distantes do seu Wi-Fi, a Oi conta com Oi Fibra X e Oi Fibra X Premium, soluções que trabalham com tecnologia mesh. Você tem mais velocidade nos pontos onde mais utiliza seu Wi-Fi, além de um atendimento diferenciado exclusivo.

Conheça os planos Oi Fibra!

Veja também